quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O Grupo de Leitores: O Monte dos Vendavais

Na passada terça-feira foi dia de reencontro dos participantes do Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras. Após o período de férias foi bom voltar a reunir o grupo que deste Janeiro se encontra para falar sobre livros e filmes e partilhar opiniões e sentimentos.
O livro deste mês é "O Monte dos Vendavais" de Emily Brontë - uma história arrebatada de amor, paixão e ódio que conta a história de Heathcliff e Cathy. Esta sessão ficou marcada pelo inclusão de mais um contributo para o estímulo da leitura - a música. Através da visionamento de um pequeno filme com cenas da versão do filme de Peter Kosminsky (1992) com a música de Kate Bush "Wuthering Heights" (1978).
A dureza da história e das personagens não foram indiferentes a nenhum dos participantes, mas logo se descobriram defensores das várias personagens. Unânime foi também a opinião de que a obra está extremamente bem escrita, pelo que merece ser um clássico da literatura universal.
Tal como sucede em todos os encontros partindo do livro e do filme, debatem-se temas diversos como os sentimentos, as características humanas, a sociedade e até a literacia e o analfabetismo.
Mas porque ainda muito ficou por dizer na próxima terça-feira continuamos a ler as aventuras e desventuras dos habitantes do "Monte dos Vendavais" e do "Granja dos Tordos".

- Páginas sobre a autora I, II, III;
- Blog dedicado às irmãs Brontë;
- Informação sobre o filme;
- Página da Wikipedia sobre o livro;



Cenas do filme "O Monte dos Vendavais" (1992) com a música de Kate Bush "Wuthering Heights" (1978).

Sem comentários: