sábado, 8 de setembro de 2007

Conferência Software Livre: expectativas e realidades

Na sequência do estudo elaborado pela APDSI em 2004, Open Source Software: Que oportunidades em Portugal?, a mesma organização vem agora avaliar as oportunidades e os constrangimentos do Software Livre, através de uma Conferência a realizar no próximo dia 20 de Setembro, das 9h00 às 13h00, no Pequeno Auditório do LNEC.

"O interesse nas soluções de Software Livre tornou-se inquestionavelmente global. Vários países, regiões e organismos referem o recurso a este tipo de soluções nas suas directivas estratégicas. Hoje em dia existem muitas organizações, algumas de grande dimensão, a nível nacional e internacional, do foro privado ou da administração pública, cujos sistemas mais críticos de negócio recorrem com sucesso a soluções de Software Livre. Permanece no entanto ainda em muitos casos uma falta de informação clara e objectiva sobre o que é de facto o Software Livre, quais as oportunidades para a utilização deste tipo de soluções, quais as suas vantagens, fraquezas e que critérios objectivos devem presidir à sua adopção. Será que o Software Livre deve ser visto como uma “moda passageira” que se desvanecerá mais ou menos curto prazo? Será que se trata de uma opção credível que deverá ser ponderada pelos responsáveis sobre tecnologias de informação?"

Segundo a ANSOL, o cumprimento de quatro liberdades tem vindo a contribuir para suportar as suas ideias base e tornar os seus princípios concretizáveis, a saber: 1ª liberdade - A liberdade de executar o software, para qualquer uso; 2ª liberdade - A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades; 3ª liberdade - A liberdade de redistribuir cópias; e 4ª liberdade - A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria.

A filosofia de Software Livre e as vantagens e desvantagens que a mesma oferece garantem novas potencialidades no que respeita à prestação de serviços interactivos junto da comunidade de visitantes das bibliotecas (leitores ou utilizadores).

Na medida em que o interesse quanto às expectativas e realidades inerentes a este conceito tende a generalizar-se também junto dos profissionais de informação, sugerimos a consulta de mais informação sobre esta iniciativa em APDSI - Associação para a promoção e o desenvolvimento da Sociedade de Informação

Formulário de inscrição

Convite

Sem comentários: