Hoje há VINDIMAS na Biblioteca de Oeiras!
Aqui fica o convite para um serão de contos, inebriante, a não perder!
Hoje - 28 Set. - BMO - 21H30
Aqui fica o convite para um serão de contos, inebriante, a não perder!
Hoje - 28 Set. - BMO - 21H30
Autor: José Pedro Castanheiro e Valdemar Cruz




Publicado por:
Sofia Sousa
às
15:31
Categorias
Li e Gostei,
Li e Gostei - 5 estrelas,
Li e Gostei - Outros Géneros
No dia 25 de Setembro às 17:30 na Fundação Calouste Gulbenkian, terá lugar o lançamento do livro "Sociedade da Informação - O Percurso Português". O volume, organizado pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, conta com a coordenação de José Dias Coelho, prefácio de Jorge Sampaio e reúne como autores 48 especialistas na área.
Para mais informações consulte as Edições Sílabo e o Índice da obra.
Autor: Isabel Lama, Carlos Vidal, Manuela Encarnação



Publicado por:
Sofia Sousa
às
16:10
Categorias
Li e Gostei,
Li e Gostei - 4 estrelas,
Li e Gostei - Não Ficção
De volta ao nosso Grupo de Leitores, após umas férias merecidas, começámos com uma proposta de peso, dois livros de Agustina Bessa-Luís, A Sibila e Fanny Owen.
Por decisão do Parlamento, os restos mortais de Aquilino Ribeiro (1885-1963) serão trasladados do cemitério dos Prazeres para o Panteão Nacional, situado na Igreja de Santa Engrácia, na freguesia de São Vicente de Fora, em Lisboa.Propomos ainda que participe na nossa sondagem dedicada à questão - E se a Internet acabasse...?
Ver obras do autor no catálogo da bibliotecas
Autor: Guiseppe Verdi

Gostei porque foi uma das minhas primeiras óperas musicais.
Manuel, 27 anos, Estudante
ver este título no catálogo da biblioteca
entrada n.º 0067
Publicado por:
Sofia Sousa
às
14:39
Categorias
Li e Gostei,
Li e Gostei - 3 estrelas,
Li e Gostei - Não Ficção





Autor: Pepetela
Publicado por:
Sofia Sousa
às
16:54
Categorias
Li e Gostei,
Li e Gostei - 5 estrelas,
Li e Gostei - Romance
Era uma vez uma pessoa que leu um livro.
Segunda sessão do Grupo de Leitores de Carnaxide, com Agustina Bessa-Luís ainda em destaque, e já com a maioria dos participantes habituais.
Publicado por:
Sofia Sousa
às
15:50
Categorias
Li e Gostei,
Li e Gostei - 4 estrelas,
Li e Gostei - Romance
Aproveitando o verão prolongado que se vai adivinhando, propômos que passeie até ás terras do interior e profundo alentejano - com cultura, caminhada, música, dança, pintura, tocares e gastronomia, de 13 a 16 de Setembro em Castro Verde em mais uma edição da PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2007. "O interesse nas soluções de Software Livre tornou-se inquestionavelmente global. Vários países, regiões e organismos referem o recurso a este tipo de soluções nas suas directivas estratégicas. Hoje em dia existem muitas organizações, algumas de grande dimensão, a nível nacional e internacional, do foro privado ou da administração pública, cujos sistemas mais críticos de negócio recorrem com sucesso a soluções de Software Livre. Permanece no entanto ainda em muitos casos uma falta de informação clara e objectiva sobre o que é de facto o Software Livre, quais as oportunidades para a utilização deste tipo de soluções, quais as suas vantagens, fraquezas e que critérios objectivos devem presidir à sua adopção. Será que o Software Livre deve ser visto como uma “moda passageira” que se desvanecerá mais ou menos curto prazo? Será que se trata de uma opção credível que deverá ser ponderada pelos responsáveis sobre tecnologias de informação?"
Segundo a ANSOL, o cumprimento de quatro liberdades tem vindo a contribuir para suportar as suas ideias base e tornar os seus princípios concretizáveis, a saber: 1ª liberdade - A liberdade de executar o software, para qualquer uso; 2ª liberdade - A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades; 3ª liberdade - A liberdade de redistribuir cópias; e 4ª liberdade - A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria.
A filosofia de Software Livre e as vantagens e desvantagens que a mesma oferece garantem novas potencialidades no que respeita à prestação de serviços interactivos junto da comunidade de visitantes das bibliotecas (leitores ou utilizadores).
Na medida em que o interesse quanto às expectativas e realidades inerentes a este conceito tende a generalizar-se também junto dos profissionais de informação, sugerimos a consulta de mais informação sobre esta iniciativa em APDSI - Associação para a promoção e o desenvolvimento da Sociedade de Informação
Vai decorrer em Beja a IX Feira do Livro e da Leitura com exposições de ilustração, cinema digital, espectáculos e conferências.
Mais um encontro do Grupo de Leitores de Carnaxide, o primeiro após o interregno de Julho/Agosto. Para leitura levamos na bagagem Fanny Owen, de Agustina Bessa-Luís, obra que surge na sequência de um pedido de argumento cinematográfico e que deu origem à longa-metragem Francisca, de Manoel de Oliveira. De realçar o facto de as personagens terem existência real – José Augusto, Camilo e a família Owen –, e de muitos dos diálogos no livro serem colagens de relatos dos próprios, recolhidos por Agustina.
O tenor italiano Luciano Pavarotti, 71 anos, morreu hoje de madrugada em sua casa, na cidade de Modena, Itália, em consequência de um cancro no pâncreas, anunciou a agência noticiosa Ansa.
Desde 2000 que o programa "Iniciativa", cuja emissão passa na RTP2 todas as quintas-feiras, aborda temas relacionados com o mercado profissional.Não perca, na RTP2, às 19 horas a oportunidade de conhecer algo mais sobre os profissionais que trabalham nas nossas bibliotecas.
Teria cem anos, sendo vivo. Ganhou a imortalidade, pois o seu legado é eterno e revisita-se na exposição patente na Biblioteca Nacional e organizada pela Direcção Regional de Cultura do Norte. Inclui uma parte considerável do espólio do autor, doado pela sua filha, Clara Rocha. Posteriormente constituirá acervo da recente casa-museu que lhe é dedicada, em Coimbra. Mas, antes de lá repousar, fará parte desta mostra itinerante que percorrerá cidades de Portugal e Espanha. Visita-se, em Lisboa, de 10 de Setembro a 12 de Outubro, no Campo Grande. A entrada é livre. A não perder!
O escritor moçambicano Mia Couto foi distinguido com o V Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance "O Outro Pé da Sereia". A selecção fez-se a partir de 215 obras escritas em língua portuguesa publicadas nos últimos dois anos e inscritas nesta edição do galardão.