quinta-feira, 24 de maio de 2007

Ambiente emergente: programa que aprende ao ler textos


A tecnologia de pesquisa on-line tem vindo a evoluir no sentido de permitir a transição da pesquisa de informação... ao conhecimento. A Web do futuro irá oferecer aos utilizadores de motores de busca a possibilidade de, perante questões complexas, obterem respostas directamente às perguntas realizadas e sem a necessidade de recorrer a uma lista de resultados relevantes, como sucede actualmente. A previsão é de que, por exemplo, face à pergunta: "quem descobriu o caminho marítimo para a Índia?", o pesquisador do futuro da Web semântica responde: "Vasco da Gama", fornecendo ainda um conjunto de ligações pertinentes que confirmem a resposta.
A propósito do futuro da pesquisa e recuperação de conteúdos na Web, a empresa Cortex Intelligence está a desenvolver uma tecnologia que permite a descodificação e compreensão de textos através de leitura automática do computador.
A tecnologia aprende e reconhece várias línguas de forma a tornar a pesquisa on-line "um sistema de pesquisa bem mais poderoso, que não procure apenas por palavra-chave, mas também pela sua semântica e relacionamentos", explica Christian Aranha (Fundador e Director de tecnologia da Cortex Intelligence).
O programa Cortex procura contribuir para o lançamento da designada Web semântica ou a terceira fase do mundo on-line, a Web 3.0.
Para mais informação consulte a notícia: Empresa brasileira desenvolve programa que aprende ao ler textos

Fonte: Público Digital - Ed. impressa (20. Maio. 2007)


A Web semântica é uma visão: a ideia de ter dados na Web definidos e ligados de forma a que possam ser utilizados por máquinas não só com a finalidade de os apresentar, mas também para a automatização, integração e reutilização da informação através de várias aplicações. - Tim Berners-Lee, James Hendler e Ora Lassila: The Semantic Web: a new form of Web content that is meaningful to computers will unleash a revolution of new posibilities, Scientific American - Maio/2001

Sem comentários: