quarta-feira, 30 de maio de 2007

III CTDI


Realizou-se em Vila do Conde o III CTDI – Ciências da Tecnologia, Documentação e Informação – subordinado ao tema Web 2.0 na Ciência da Informação e promovido pela ESEIG – Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão – de Vila do Conde. As BM Oeiras foram convidadas a participar para relatarem a experiência de concepção, manutenção e desenvolvimento do Oeiras-a-ler enquanto ferramenta web 2.0 de interacção para com a comunidade que servimos.
As intervenções poder-se-ão dividir em quatro partes:

- Os alunos e docentes da ESEIG, que abordaram a utilização da Web 2.0 por alunos e docentes da instituição e a criação de projectos integrados de gestão de conteúdos, respectivamente, sendo que neste caso se projecta a concepção de um repositório para a produção de conteúdos gerados pelo curso de CTDI e uma eventual parceria para a criação de uma futura biblioteca digital;

- Os convidados estrangeiros – Richard Wallis, Sheila Webber e Fabiano Caruso – que foram vítimas da falibilidade das novas tecnologias e viram as suas conferências virtuais serem boicotadas por falhas de comunicação (não obstante os esforços do Júlio Anjos). Talvez um plano B para a próxima…;

- Os blogueiros na primeira pessoa: Luísa Alvim abordando as métricas de qualidade para blogs, o Pedro Príncipe relatando o perfil de blogues portugueses em Ciências da Informação, o Paulo Sousa traçando o perfil do leitor de blogues, o Júlio Anjos dissertando acerca das boas práticas de Web 2.0 em unidades documentais e, claro, a BMO – o Navarro, o Bruno e a Maria José – explanando o que pretendia ser, o que é e no que poderá tornar-se este Oeiras-a-ler, tendo sempre como trave-mestra a intenção de gerar interacção e participação por parte de todos os que nos visitam;

- Por último e em lugar de destaque ficou – fruto da magia das palavras – o tema “O blogue pessoal/profissional como escape terapêutico = Silly library blogs worldwide”. Textos fantásticos, tanto do Adalberto como da Clara, sobre a motivação pela qual se cria e mantém um blog de índole pessoal e profissional. Falou-se, segundo as palavras da Clara, “ de um blogue de uma bibliotecária, e não de um blogue sobre bibliotecas”. Uma autêntica “Farpa”, esta intervenção, ao género de Ramalho e Eça – Clara copyright :-)!

À ESEIG o nosso agradecimento e esperamos por mais um encontro!

P.S. – as apresentações dos intervenientes serão disponibilizadas no site da ESEIG ainda esta semana.

5 comentários:

Julio Anjos disse...

Caro Gaspar:
"- Os convidados estrangeiros – Richard Wallis, Sheila Webber e Fabiano Caruso – que foram vítimas da falibilidade das novas tecnologias e viram as suas conferências virtuais serem boicotadas por falhas de comunicação (não obstante os esforços do Júlio Anjos). Talvez um plano B para a próxima…;"

O que vocês (ou)viram foi o Plano B ! O plano C foi colocado em prática para a Sheila Webber mas as condições do PSTN no UK estavam muito más mesmo para isso. Daí ter tido de neste caso se passar ao plano F (tendo que o plano Z seriam os sinais de fumo)

Julio Anjos disse...

Obrigado a todos vocês pela caminhada, pela participação, pelas palavras e pelas memórias!

Gaspar Matos disse...

O plano B que eu estaria a pensar seria o terem solicitado aos palestrantes comunicações ao encontro previamente gravadas (por exemplo com a webcam, visto que todos tinham uma) e enviadas à organização. Penso que seria um plano B com menos constrangimentos e mais qualidade. Mas fica a ideia. Um abraço!

Biblioteca Escolar disse...

Parabéns pelo vosso trabalho e contributo,

Admiro o vosso projecto Oeiras a Ler...

José Pedro Silva

Biblioteca Escolar disse...

Parabéns pelo vosso trabalho e projecto "Oeiras a Ler"

Admiro muito o vosso esforço e dedicação...

José Pedro Silva