quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Paulo Moreiras no Café com Letras

HOJE, na Biblioteca Municipal de Algés, às 21h30, Carlos Vaz Marques conversa com Paulo Moreiras.

Paulo Moreiras nasceu em 1969 na cidade de Lourenço-Marques, actual Maputo, em Moçambique. Em 1974 Mudou-se para Portugal.

Teve o desejo de fazer cinema de animação, apaixonou-se pela banda desenhada e experimentou as fanzines. Começou a publicar poesia em edições artesanais em 1994, meio que utilizou também para publicar prosa, textos humorísticos e banda desenhada. Colaborou em diversos periódicos, principalmente na imprensa regional, publicando crónicas, poesia e contos.

O seu primeiro romance intitulado “A Demanda de D. Fuas Bragatela” foi publicado em 2002 ao qual se seguiu “Do Obscuro Ofício”, um livro de poesia, em 2004 e no ano de 2006 o ensaio “Elogio da Ginja” com fotografias de Paulo Cunha, livro com o qual recebeu recebeu dois prémios Gourmand para Melhor Livro Temático de Gastronomia e Melhor Fotografia de Livro de Gastronomia. Em 2010 foi novamente agraciado com um Prémio Gourmand, desta vez na categoria “Best Culinary History Book” com o romance “Os Dias de Saturno” publicado em 2009.

Escreveu também uma série de opúsculos em colaboração com o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional: o BI da Cereja e da Ginja (2007), o BI do Palito (2007), o BI do Tremoço (2008), o BI da Perdiz (2009) e o BI da Morcela (2010).

O seu mais recente romance, “O Ouro dos Corcundas” publicado no final de 2011, desenrola-se em plena guerra entre Absolutistas e Liberais e conta a saga de um herói anónimo que, por amor, mudou a História de Portugal.

Hoje, às 21h30, vai estar à conversa, na Biblioteca Municipal de Algés, com Carlos Vaz Marques e com todos aqueles que com eles quiserem partilhar um serão à volta dos livros.

Entrada Livre!

Consulte os livros da Paulo Moreiras disponíveis no nosso catálogo: aqui

Sem comentários: