quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As Nossas Sugestões

Título: Contos
Autor: Katherine Mansfield

De quem se fala:
Nascida em 1888, amiga de Virginia Woolf e D. H. Lawrence, contemporânea de um James Joyce que admirava e leitora atenta de Tchékhov, que morreu quando ela começava a escrever, Katherine Mansfield participou na renovação da difícil arte do conto, ajudando-o a libertar-se da moral victoriana e do clássico enredo e dissolvendo a rigidez das perspectivas em sensações e recordações em subtil relação com a realidade exterior.

O que se diz:
“ler os contos de Katherine Mansfield é caminhar entre crianças asfixiadas pela educação tradicional, adolescentes de sonhos impossíveis, soldados de fardas ridículas, mulheres que esboçamgestos de revolta e velhosnos confins do tempo. È sobre esses “seres sem história” que Katherine Mansfield escreve, revelando o drama oculto na aparência dos seus gestos usuais
Francisco Vale in Contos

Está dito:
“Ai, os homens!” – dizia, mergulhado o bule na banca e mantendo-o debaixo de água mesmo depois de ter deixado de borbulhar, como se fora um homem e o afogamento ainda fosse bom de mais para tal espécie.”

Relógio D’Água; 295 p.

Ver este título no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Título: I volume de Contos
Autor: Anton Pavlovitch Tchékhov

De quem se fala:
Anton Pavlovitch Tchékhov Nasceu em Taganrog aos 29 de Janeiro de 1860 e morreu em Badenweiler aos 14 de Julho ou 15 de Julho de 1904 foi um importante escritor e dramaturgo russo, considerado um dos mestres do conto moderno. Era também médico, exercendo a Medicina durante o dia e frequentemente escrevendo à noite

O que se diz:
Este volume de contos de Tchékhov a semelhanças de muta das suas obras tem um um conteúdo triste para pessoas alegres; quero dizer com isto que só um leitor com sentido de humor será capaz de sentir a fundo a tristeza dele. Há escritores que emitem um som intermédio entre o riso abafado e o bocejo — muitos deles, a propósito, são humoristas profissionais. A outros, sai uma coisa intermédia da risada e do soluço.

Existe também uma variedade de humor utilizada de propósito pelo autor para dar um escape puramente técnico depois de uma tempestuosa cena trágica, mas o truque nada tem a ver com a verdadeira literatura. O humor de Tchékhov é alheio a isso tudo; é um humor puramente tchekhoviano. O mundo, para ele, é cómico e triste ao mesmo tempo, e sem repararmos na sua comicidade não compreenderemos a sua tristeza, porque são inseparáveis.

Esta obra de Tchékhov contém histórias de pessoas comuns da sociedade russa, pessoas simples que viviam em Moscou, nas pequenas cidades e vilas camponesas; cada uma dessas pessoas tinha, no dia-a-dia de suas vidas, que vencer uma luta feroz contra as privações materiais que ameaçavam sua sobrevivência nas cidades, nas vilas e nos campos, onde a miséria os rondava; essa realidade foi, em grande parte, a matéria-prima de suas histórias.
http://www.gargantadaserpente.com/artigos/pedroluso2

Está dito:
“ (…) - Falem, meus senhores, catem… brinquem! Não desperdicem o tempo. È que o safado do tempo corre não espere, É que o safado do tempo corre, não espera! Juro por deus que não terão tempo de abrir a boca e dizer «ah!» e já a velhice bate à porta… Mas então será tarde para vier! (…) Não vale a pena ficarmos parados e calados… (…)”


Relógio D’Água; 332 p.

Ver este título no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Título: Perlimpimpim, Perlimpimpão
Autor e Ilustrador: Mafalda Millhões


“ …A brisa cantava e o vento soprava baixinho como uma canção de embalar.
De repente, a lua ficou maior!
E toda a magia deu as boas-vindas a uma linda criatura chamada Mellis.
Ao contrário de todas as outras bruxinhas que eram ruivas, esta pequena nasceu
de cabelo lilás.
Por baixo dos cabelos rebeldes, morava um par de olhos grandes e um sorrisodoce como o mel…”
Um conto duma bruxinha diferente para crianças inocentes … dos 4 aos

Bichinho de Conto

Ver este título no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras


Título: As Bruxas
Autor: Roald Dahl
Ilustrador: Quentin Blake

“Se te sentares ao lado de uma pessoa desconhecida, pode acontecer que esta mesma pessoa seja uma bruxa? Pois é verdade, pode mesmo acontecer isso. Isto porque uma bruxa pode ter o aspecto de uma mulher qualquer, apesar de poder ser perigosa para qualquer criança!
Mas o rapaz da nossa história tem a felicidade de poder contar com a avó, que sabe muito bem quais os sinais que uma criança deve procurar para ficar a saber se está ou não perante uma bruxa.
Mesmo assim há surpresas.”
E nesta época em que as bruxas começam a andar à solta convém sempre estar alerta.
Para crianças curiosas dos 7 aos 10 anos

Terramar

Ver este título no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras


Título: Trabalho Infantil
Autor: Brain Basset

De quem fala:
Bem-vindos ao mundo de pernas para o ar de Adam, o teletrabalhador que é todos os dias cilindrado pelos filhos. E descubra que, às vezes, o trabalho infantil é sobretudo mau... para os pais.

O que se diz:
Sempre se soube que as crianças, por natureza própria, crescem. O problema é que, hoje em dia, crescem mais do que os pais. E ultrapassam-nos em tudo, seja a reparar o computador, a programar o DVD, a discutir o aquecimento global, ou a... ganhar dinheiro.

Gradiva

Ver este título no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Sem comentários: