sábado, 21 de novembro de 2009

Portugal Sobe a 1º no Ranking Europeu de Serviços Públicos Online

Segundo o relatório "Smarter, Faster, Better eGovernment", Portugal apresenta-se em primeiro lugar no ranking europeu da disponibilização e sofisticação dos serviços públicos online. No indicador de “Disponibilidade online”, dos 20 serviços básicos Portugal obtém, a par de Áustria, Reino Unido e Malta, 100% de pontuação. Na “Sofisticação online”, Portugal conquista, também, a mais elevada pontuação, a par de Malta.
Em comunicado, o Governo salienta que nos últimos cinco anos Portugal passou duma posição abaixo da média europeia para a liderança nos serviços públicos online, já que na edição realizada em Outubro de 2004, Portugal apresentava-se na 16.ª posição em matéria de disponibilidade e na 14.ª no nível de sofisticação.
O estudo, divulgado na Suécia, é elaborado para a Comissão Europeia por consultores independentes desde 2001 e examina a disponibilização de 20 serviços públicos básicos, 12 para cidadãos e oito para empresas, em mais de 14.000 sites em toda a União Europeia, Noruega, Islândia, Suíça e Croácia.

Sem comentários: