terça-feira, 3 de novembro de 2009

Formação Centro Oeiras a Ler

O Centro Oeiras a Ler (Biblioteca Municipal de Algés) irá promover mais duas acções de formação no mês de Novembro, designadamente:

"Banda Desenhada: Uma Alternativa Didáctica – Curso Breve de Literatura"
Sala de Formação da Biblioteca Municipal de Algés
Dia 14 de Novembro, Sábado, das 09H30 às 16H30

Esta acção de formação está integrada no Programa de Acções de Promoção da Leitura da DGLB e é orientada por Dulce de Souza Gonçalves, investigadora no âmbito da literatura infantil e juvenil, e professora no ensino superior, secundário e básico.
Pretende-se nesta acção reflectir sobre a importância da Banda Desenhada na motivação literária infantil e a sua aplicação no contexto educativo; estimular a leitura e a escrita, o domínio linguístico, a literacia, através da BD; apreender estratégias discursivas e recursos técnico-expressivos; experimentar práticas de abordagem da BD.

Público-alvo:
Professores, educadores, bibliotecários, técnicos de biblioteca e animadores

Requisitos:
Computador portátil com wireless e programa flash player (no máximo 1 computador para 3 formandos) e fotocópia de rosto a preto e branco.

Contactos e Inscrições:
BMA, Tel. 21 411 89 70, ou
marta.silva@cm-oeiras.pt


"Literatura Infantil e Educação para os Valores"
Sala de formação da Biblioteca Municipal de Algés
Dia 28 de Novembro, Sábado, das 10H00 às 17H30

Nesta acção de formação Maria Natividade Pires, professora da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e investigadora do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional - Universidade Nova de Lisboa), abordará a literatura para crianças no séc. XXI e a literatura da tradição oral; a literatura infantil e a educação intercultural; e a literatura infantil e o respeito pela natureza.

Público-alvo:
Professores, educadores, bibliotecários, técnicos de biblioteca, animadores e pais.

Contactos e Inscrições:
BMA, Tel. 21 411 89 70, ou
marta.silva@cm-oeiras.pt

Sem comentários: