quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pombal e a censura iluminista, com Rui Tavares


Hoje à noite, pelas 21H30, terá lugar a 9ª conferência do projecto 10 Luzes num Século Ilustrado. A sessão visa reflectir sobre o Marquês de Pombal e a Censura Iluminista, sob o olhar de Rui Tavares.
Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal é uma das figuras mais proeminentes e discutidas da nossa história e um dos autores que constituem a Constelação das Luzes escolhidas neste projecto para reflectir sobre o pensamento setencista europeu.
Homem de estado, tanto admirado como odiado, continua a ser motivo de investigação histórica, em pleno século XXI, mais de duzentos anos depois... Este interesse pela figura do grande estadista revela que ainda existem aspectos da sua governação relacionados com a política, a ciência, a cultura, a economia, entre outros, desenvolvidos e introduzidos no Portugal do antigo regime, em pleno absolutismo iluminado, que vêm suscitando a investigação quer de portugueses ou estrangeiros, quer de historiadores ou estudioso da época pombalina.
Para além da sua inegável marca histórica no Concelho de Oeiras, as razãoes anteriormente apontadas são mais do que suficientes para incluir e convocar a reflexão em torno da figura de um homem que representa um nome cimeiro do séc. XVIII português e cuja actuação se enquadra no espírito do tempo, esse que foi o das Luzes...


Rui Tavares nasceu em Lisboa em 1972, é escritor e historiador. Dedica-se à história e crítica da arte e da literatura, bem como das relações entre cultura, política e ciência no Iluminismo. Na blogosfera é mais conhecido por ter sido fundador e um dos mentores, com alguns dos seus melhores amigos, do Barnabé.
Licenciado em História, variante de História da Arte, pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorando em Histoire et Civilisation na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris. Os seus trabalhos têm sido apresentados em colóquios e publicados em revistas académicas, nacionais e internacionais. Mais recentemente foi o responsável pelas secções de Museus e Monumentos da Agenda LX. autor de obras como O pequeno livro do grande terramoto, A Real Mesa Censória, ou O Regicídio é, ainda, tradutor e organizador de edições de Molière, Voltaire, Balzac, entre outros...


Mais dados biográficos podem ser encontrados em http://ruitavares.net/

Sem comentários: