segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Nonsense ou demasiada lucidez?

Com a escolha de “A espuma dos dias” de Boris Vian, para Outubro, o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Carnaxide, abriu portas ao nonsense.
Uma história de amor contemporâneo num ambiente singular, repleto de personagens tão nossas conhecidas que o nonsense dá lugar à realidade.
O Pianocktail inventado por Colin, em que cada nota faz corresponder um álcool, um licor ou uma substância aromática. “ O pedal-surdina ao gelo (…) a semínima à unidade (…) só há uma coisa aborrecida, é o pedal do ovo batido. Tive de instalar um sistema de coordenação especial porque, mal se toca um trecho demasiado hot, caem pedaços de omoleta no cocktail (…) Terei de modificar isso. Por enquanto basta ter cuidado.”
Ou as receitas surpreendentes do cozinheiro Nicolas, (…) Este paté de enguias é notável (…) Foi o Nicolas quem teve a ideia. Há (ou antes, havia) uma enguia que aparecia todos os dias, saída do cano da água fria (…) punha a cabeça de fora e, fazendo pressão com os dentes, esvaziava o tubo da pasta dentífrica (…) Dá-me mais paté. Espero que haja uma família numerosa dentro do cano.”
Um universo sui generis que se vai desmoronando ao longo do livro e nas palavras do autor “a sua realização material propriamente dita consiste em projectar a realidade numa atmosfera oblíqua e aquecida sobre um plano de referência irregular ondulado e que revela distorção.”
Com o apetite desperto pelas receitas de Nicolas, a 2ª sessão de Outubro do Grupo de Leitores irá ser à volta da mesa de um restaurante. Esperamos que não haja paté de enguia…

1 comentário:

EBEC disse...

Olá!;)
... Passei por aqui numa pesquisa sobre clubes virtuais de leitura...Confesso que faz crescer água na boca...