terça-feira, 14 de outubro de 2008

Camões é um poeta rap... no Enigma

Este espectáculo, com entrada gratuita, é uma organização das Bibliotecas da Câmara Municipal de Oeiras, e insere-se em mais um projecto do Programa Copérnico (Promoção da Literacia de Informação): o “Enigma – Desenvolvimento de Competências de Informação para a promoção da leitura e das literacias”.
O carácter obrigatório da leitura da obra de Camões na escola acaba por desmotivar os alunos, pelo que esta performance, de onde se destaca a criatividade e o ritmo, propõe-se a dar uma visão de Camões e da sua obra com mais clareza e grandiosidade.
Neste contexto, assenta num conceito inovador que aproxima a Lírica do grande poeta à nossa vivência contemporânea, e, através de ritmos musicais muito próximos dos jovens, procura conciliar o público escolar com a mestria da Língua Portuguesa.
A performance poética desenvolvida por Gisela Cañanero (Arte Pública – Artes Performativas de Beja), integra o lançamento do projecto “Enigma”, dirigido prioritariamente ao público escolar, com a finalidade criar condições para a promoção da literacia e competências de informação para a promoção da leitura no público escolar e em ambiente de ensino/aprendizagem.
Partindo da aplicação das tecnologias de informação e comunicação, o “Enigma” é composto por um conjunto de actividades e etapas relacionadas com a aquisição e o desenvolvimento de competências e metodologias de pesquisa, criação e organização de informação na Internet, numa perspectiva lúdico-pedagógica.
Ao criar um canal privilegiado de colaboração entre a biblioteca municipal e a comunidade educativa (professores, alunos e profissionais de informação), são promovidas actividades de promoção do livro e da leitura (ficção e não-ficção), nos seus múltiplos suportes, desde a participação em oficinas e acções de formação, aprendizagem por meio de webquest's, tutoriais e dossier's de apoio, tendo por base quer o incentivo à criação hipermédia como o respeito pelos direitos de autor. Participe!

Sem comentários: