sexta-feira, 3 de outubro de 2008

IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DOCUMENTAL EM LISBOA



Doclisboa 2008

»» Frederick Wiseman e cinematografia chinesa em destaque nesta edição do festival ««

As linhas gerais da programação do doclisboa 2008 - VI Festival Internacional de Cinema Documental, que decorrerá em Lisboa de 16 a 26 de Outubro, já foram apresentadas. Uma retrospectiva de parte da obra de Frederick Wiseman, que estará em Lisboa para apresentar e discutir os seus filmes e, também, para dar uma masterclass, e a cinematografia chinesa – Made in China - com obras de cineastas como Zhang Yuang Jia Zhang-ke e Huang Wenmei, estarão em destaque na sexta edição do festival.
Mantendo as secções competitivas e apostando novamente nas secções Diários Filmados e Autoretratos e Riscos e Ensaios, este ano nascem três novas secções. Novas Famílias/Novas Identidades, comissariada por João Pina Cabral e por Sérgio Tréfaut, acolherá filmes que abordam a transformação dos costumes e os padrões jurídicos que definem a família, o casamento e a identidade e as alterações por eles sofridos nas últimas décadas, em diversos países do mundo ocidental. Já Heart Beat será dedicada à relação da humanidade com a música. Serão apresentados filmes como “Lágrimas Negras”, de Sónia Herman Dolz; “Il Baccio di Tosca”, de Daniel Schmid ou “Glass: “A Portrait of Philip in twelve parts”, de Scott Hicks. Docs 4 Kids será uma secção dedicada aos mais novos, com documentários especialmente escolhidos para eles.Também já confirmados estão os filmes “Maradona by Kusturica” de Emir Kusturica, “Standard Operating Procedure”, de Errol Morris, “Jogo de Cena” de Eduardo Coutinho, “Z32”, de Avi Mograbi e o último documentário de Alex Gibney "Gonzo: The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson."
Contudo - haverá muito mais para ver, ao longo de onze dias passarão pela Culturgest e pelos cinemas Londres e São Jorge cerca de 150 documentários.
Em Outubro o mundo inteiro cabe em Lisboa!!...
Doclisboa dia-a-dia ...
... Consulte aqui o programa>

Sem comentários: