terça-feira, 14 de agosto de 2007

Centro do Livro Infantil em Beja

O Centro do Livro Infantil (CLI) será inaugurado durante a nona edição das Palavras Andarilhas, o tradicional encontro dedicado à promoção do conto, do livro e da leitura, que promete voltar a «transformar» Beja na Cidade dos Contos, entre 17 e 23 de Setembro.
Cristina Taquelim, da Biblioteca Municipal de Beja (BMB), explicou à agência Lusa que a ideia de criar o CLI, «único a nível nacional», «nasceu a partir do trabalho de promoção do livro e da leitura e de formação de leitores, sobretudo crianças, que a biblioteca tem vindo a desenvolver há vários anos». Uma ideia que «ganhou forma» a partir de 2005, quando a família de Natércia Rocha doou à BMB o «valioso» espólio particular da escritora, com cerca de 3.000 títulos, entre livros infantis e livros técnicos sobre literatura para crianças.
O «reconhecimento do trabalho» da BMB, a «sugestão» do escritor António Torrado e a homenagem prestada em Beja a Natércia Rocha, em 2001, no encontro «No Branco do Sul, as cores dos livros» dedicado à literatura infanto-juvenil, que «emocionou o filho», levaram a família a doar o espólio da escritora à BMB.
O CLI, que será «um espaço de reflexão e partilha de experiências», explicou Cristina Taquelim, pretende «valorizar» o trabalho de formação de leitores que a BMB tem vindo a desenvolver e «avançar com novas abordagens ao nível das práticas de promoção do livro e da leitura junto de crianças».
A inauguração do CLI, que deverá contar com a presença de vários autores e especialistas portugueses em literatura infantil, como António Torrado e Rui Marques Veloso, inclui uma homenagem a Natércia Rocha, através da exibição de um documentário sobre a vida e a obra da escritora.
Notícia: Diário Digital, RTP

Sem comentários: