quinta-feira, 19 de julho de 2007

Traz Outras Vozes Também... Terminou em Festa



O Curso de Verão sobre Literatura Tradicional Portuguesa Traz Outras Vozes Também… terminou no passado dia 14 com o espectáculo Outras Vozes.

Foram dez dias intensos, passados entre a Sala de Formação da Biblioteca Municipal de Algés e a Galeria do Palácio Ribamar.

O Curso contou com 17 módulos de escolha livre, abrangendo os diversos géneros da literatura tradicional: do conto aos provérbios, das cantigas de embalar às adivinhas, das anedotas às pragas… Fábulas, loas, romanceiro, cancioneiro e oficinas de ilustração e de teatro…

Dezasseis formadores especialistas nestas áreas passaram por aqui. Alguns vindos de Guimarães, do Porto, do Alentejo, também aqui de Oeiras e de Lisboa.

A adesão superou as nossas expectativas: 51 pessoas inscritas e alguns dos módulos lotados.

Quisemos que o Curso terminasse em festa, que outras vozes se juntassem às vozes que compuseram este curso: as vozes da música, as vozes da alegria e da brincadeira, as vozes do cantar, as vozes dos artesãos…

E foi em festa que o curso terminou. Com a alegria, a beleza, a música, a arte dos Caretos de Podence, do Coro Alentejano “Os Alentejanos da Damaia”, da Amélia Muge, do Grupo Coral Cramol e dos muitos artesãos presentes…

Foi uma noite verdadeiramente única e inesquecível…

O recinto do Anfiteatro do Palácio Ribamar encheu-se de gente, de palmas, de risos, de canto.
De luz.
No final da noite, todos levaram consigo outras vozes.

E aquele brilhozinho nos olhos que nos fica sempre que abrimos uma clareira no mundo… Com os amigos…







Sem comentários: