terça-feira, 14 de março de 2017

Livros Proibidos - Ciclo de Conversas. O Amante de Marguerite Duras. dia 24 de Março. Com Ana Gomes

No próximo dia 24 de Março, sexta-feira, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras terá lugar a segunda sessão do projeto Livros Proibidos. O livro em análise será O Amante, de Marguerite Duras. Trata-se de um dos maiores sucessos desta escritora que marcou a literatura francesa do século XX e o segundo livro a ser abordado no âmbito da temática definida para este ano e que é Corpo e Identidades. Um texto considerado autobiográfico e que relata a intensa paixão amorosa e sexual entre uma adolescente francesa, branca e pobre, de formação ocidental, e um chinês de classe alta da Indochina. Uma narrativa que expõe o relacionamento escandaloso e proibido entre uma jovem europeia e um oriental, algo inconcebível segundo o quadro normativo e as convenções sociais à época. Por outro lado, é também a afirmação de uma nove perspetiva, em que a mulher aparece como figura dominante, desconstruindo uma visão do feminino construída na matriz da solidão, da fragilidade e da dependência emocional. São diversos os fatores que conduzem a jovem até à relação intensa mas efémera com o seu amante: a situação económica familiar precária e a sua disfuncionalidade, o abandono, a pobreza.
Este romance retrata não só o choque e a barreira que a cultura e os seus usos e costumes podem operar nas relações humanas, mas, sobretudo, o conceito de liberdade e a vivência erótica do corpo como prática interdita para as mulheres até há bem pouco tempo. Uma obra proibida e censurada em muitos países do mundo, justamente por fazer a apologia da livre vivência do amor erótico e da mulher esfíngica que destrói.
Com Ana Gomes, membro do Parlamento Europeu desde 2004. Diplomata de carreira que suspendeu para se dedicar à atividade política. A moderação é de Ricardo Costa.
Consultar o guião da sessão.
Próxima sessão:
Dia 21 de Abr., sexta-feira, às 21H30
Trópico de Câncer, de Henry Miller
Com Rita Ferro
Moderador: Ricardo Costa

Sem comentários: