quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

José Carlos de Vasconcelos é o vencedor do Prémio Vasco Graça Moura

​No dia em que Vasco Graça Moura faria 75 anos, foi anunciado o vencedor deste Prémio da Estoril Sol. Em 2016, coube a Eduardo Lourenço receber esta distinção.
Nascido a 10 de setembro de 1940, José Carlos Vasconcelos distinguiu-se no jornalismo, tendo pertencido aos Diário de Lisboa e Diário de Notícias. Foi fundador e diretor de O Jornal.
Foi também fundador e é ainda diretor editorial da revista Visão.
Presidiu à assembleia geral do Sindicato e do Clube dos Jornalistas, bem como à direção deste último.
Participou em iniciativas cívicas contra a ditadura e integrou, logo após o 25 de Abril, a Comissão do Livro Negro sobre o Regime Fascista, no âmbito da Presidência do Conselho de Ministros. Foi deputado à Assembleia da República e presidiu à Comissão Parlamentar Luso-Brasileira. Pertenceu à Comissão de Honra dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Foi membro do Conselho Geral da Fundação Calouste Gulbenkian e do Conselho das Ordens Honoríficas Nacionais, e comissário do Encontro Internacional Língua Portuguesa, promovido pela União Latina.
Foi júri do Prémio Camões em 2013 e 2014.
 
Tem vindo a participar em várias iniciativas organizadas pela Câmara Municipal de Oeiras, através das suas Bibliotecas Municipais, designadamente, nos Encontros Oeiras a Ler e no projeto Olhos de Gigante Coração de Pássaro.
O Prémio Vasco Graça Moura - Cidadania Cultural é uma iniciativa da Estoril Sol, em parceria com o grupo editorial Babel.



Adaptação da notícia da página web da DGLAB
[Foto da notícia da revista Visão 03.01.2017]

Sem comentários: