sexta-feira, 11 de abril de 2014

Livros Proibidos, Ciclo de Conversas

 


23 de Abril, quarta-feira, 21H30
Evangelho segundo Jesus Cristo
José Saramago
Com Frei Bento Domingues
Moderador: Nicolau Santos

Em Abril daremos continuidade a este Ciclo de Livros Proibidos com O Evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago e que foi publicado em 1991. Trata-se de uma das mais polémicas obras do nosso autor, considerada blasfema e abusiva por alguns, os suficientes para o levarem ao autoexílio. José Saramago sempre alimentou uma relação difícil com a Igreja e os políticos católicos fervorosos. A imagem de Jesus Cristo, segundo um Evangelho reinventado e controverso, causa um verdadeiro vendaval em 1992. O então subsecretário de Estado da Cultura, António de Sousa Lara risca o livro da lista de concorrentes ao Prémio Literário Europeu. Considera-o contra o património religioso português. "Censura" e "ato brutal" acusa Saramago. O escritor parte para Lanzarote, nas ilhas Canárias, Espanha, profundamente zangado com quem assistiu impávido e sereno a este gesto.
Galardoado com o Prémio Nobel em 1998, a reconciliação com Portugal viria mais tarde. Mais de 20 anos depois da 1ª edição, este Evangelho é encarado com mais tolerância, mas continua a suscitar controvérsia. Uma visão polémica sobre Jesus Cristo, o Deus-homem. Um homem que viveu há mais de dois mil anos atrás e cuja singularidade e marca continua a alimentar leituras diversas e a ser objecto de reflexão. José Saramago também lhe dedicou o seu tempo e atenção. Com a qualidade e o questionamento literário de sempre.
Na data em que se celebra o Dia Mundial do Livro nada melhor do que acabar o dia numa conversa sobre um dos maiores autores da língua portuguesa, na agradável companhia de Frei Bento Domingues e com a moderação do incontornável Nicolau Santos.
Não perca. Esperamos por si!

Próximas sessões:

21 de Maio, quarta-feira, 21H30
História Universal da Infâmia
Jorge Luís Borges
Com Pedro Mexia
Moderador: Ricardo Costa


18 de Junho, quarta-feira, 21H30 (data ainda a confirmar)
Canto Geral
Pablo Neruda
Com Pedro Abrunhosa
Moderador: Nicolau Santos

Entrada Livre
Público em geral
Contactos:
BMO, Tel. 21 440.63.30 ou ana.jardim@cm-oeiras.pt

Sem comentários: