quarta-feira, 26 de março de 2014
Informamos que, por imprevistos de agenda profissional do Dr. Camilo Lourenço, a terceira sessão de "Conversas na Aldeia Global", com a data de realização marcada para o dia 27 de Março, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, foi adiada para a quinta-feira, 10 de Abril, pelas 21h30.
Agradecemos a melhor compreensão e apresentamos desculpas pelo incómodo causado.
quinta-feira, 20 de março de 2014
Ler aqui, Ler em todo o lado
Desde 2013 que as Bibliotecas Municpais de Oeiras têm vindo a dinamizar horas do conto em centros de dia
do concelho. Estas sessões têm sido realizadas pelas técnicas das bibliotecas
municipais de Oeiras. A última foi no Centro Paroquial e Social São Julião da Barra houve histórias, jogos, música e dança. Uma tarde bem animada.
terça-feira, 18 de março de 2014
Livros Proibidos, Ciclo de Conversas: Guião de Leitura
É já amanhã que tem lugar a segunda sessão do projeto "Livros Proibidos", que conta com a participação de João Lobo Antunes e a moderação de Ricardo Costa. A obra em análise é O admirável mundo novo, de Aldous Huxley.
Pode consultar e descarregar aqui o Guião de Leitura.
A próxima sessão é dia 23 de Abril, quarta-feira, às 21H30: a obra em análise é o Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Com Frei Bento Domingues e a moderação: de Nicolau Santos
segunda-feira, 17 de março de 2014
Conversas na Aldeia Global - Saiam da Frente!, por Camilo Lourenço
Camilo Lourenço é o convidado das Conversas na Aldeia Global do mês de Março para um debate acerca do seu último livro Saiam da Frente!
Dedica esta obra ao cidadão comum. Considera que ele é a força capaz de mudar o país. Só precisa de estar bem informado. No momento em que Portugal luta para deixar para trás o auxílio da Troika e se prepara para enfrentar novos desafios, entre os quais o regresso aos mercados, são apontadas algumas soluções, além de exigir responsabilidade aos governantes e também à sociedade civil. E qual é o seu papel face aos desafios atuais?
Dedica esta obra ao cidadão comum. Considera que ele é a força capaz de mudar o país. Só precisa de estar bem informado. No momento em que Portugal luta para deixar para trás o auxílio da Troika e se prepara para enfrentar novos desafios, entre os quais o regresso aos mercados, são apontadas algumas soluções, além de exigir responsabilidade aos governantes e também à sociedade civil. E qual é o seu papel face aos desafios atuais?
O encontro moderado por Vasco Trigo está marcado para quinta-feira 27 de março, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.
Camilo Lourenço é jornalista económico e docente universitário. Licenciou-se em Direito Económico pela Faculdade de Direito de Lisboa e passou ainda pela Universidade Católica, Columbia University e University of Michigan, nos EUA, onde estudou Jornalismo Financeiro e Economia. Lecionou na Universidade de Lisboa, na Universidade Lusíada e no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. Comentador da RTP, RTP Informação, TVI e da Media Capital Rádios, Camilo Lourenço apresenta ainda, na TVI, o programa «Contas na TV», esclarecendo dúvidas dos telespectadores sobre finanças pessoais. Em 2010 começou a fazer palestras de formação dirigidas a quadros médios e superiores de empresas portuguesas e multinacionais, em áreas como Liderança, Marketing e Gestão. Em 2012 lançou Basta! que depressa se tornou um êxito de vendas e um livro de referência.
sexta-feira, 14 de março de 2014
Alexandre Honrado novamente no H(á) Conversa com Escritores
Ontem, a Biblioteca Municipal de Carnaxide recebeu novamente Alexandre Honrado, que esteve à conversa com seis turmas da EB23 Vieira da Silva.
O escritor que apenas se consegue concentrar para escrever com barulho à volta, falou sobre vários dos seus lives e especialmente sobre a nova coleção Inspector Bolhas. No primeiro volume, Bolas de Berlim com Crime, a personagem principal é o Inspector Bolhas, que dá o nome à coleção. O mais divertido e incrível dos detectives da actualidade, viciado em gomas, não tem medo de nada, a não ser da avó Pantufinhas e de não chegar a tempo de desvendar os crimes que tem para resolver. A primeira misteriosa missão do Bolhas decorre numa escola onde há bolos envenenados, muitos suspeitos, horror, amor e trapalhadas à mistura.
Alexandre partilhou com os alunos que começa a escrever na cabeça, e só quando a história está bem arrumada a passa para o computador.
Com quase uma centena de livros publicados, destinados aos públicos infantil, juvenil e adulto tem a sua obra traduzida em françês, italiano, castelhano, coriano e chinês entre outras línguas, sendo frequentemente convidado para ir falar sobre os seus livros aos países onde estes estão traduzidos.
Entre os escritores portugueses de que mais gosta, encontram-se, Eça de Queirós, Ferreira de Castro, Miguel Torga, José Gomes Ferreira a quem dedicou um livro e Luis de Stau Monteiro com que trabalhou 6 anos.
Actividade realizada em parceria com a livraria Apolo70.
Actividade realizada em parceria com a livraria Apolo70.
O próximo encontro será no dia 23 de abril, dia Mundial do Livro, com o escritor José Jorge Letria, às 11H00, na Biblioteca Municipal de Oeiras.
Até lá!
Livros Proibidos - Ciclo de Conversas, Admirável Mundo Novo
Dia 19 de Março, quarta-feira, às 21H30
Auditório Da Biblioteca Municipal de Oeiras
Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
Com João Lobo Antunes
Moeração: Ricardo Costa
Em Março, já na próxima semana, daremos continuidade ao projeto Livros Proibidos com a obra Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Este romance publicado em 1932 tornar-se-ia num dos mais extraordinários sucessos literários nas décadas seguintes. O livro descreve uma sociedade futura alicerçada no progresso científico e material. Uma metáfora que retrata a era da técnica, desumanizada, sem lugar para a subjetividade que inclua emoções ou família. Velhice, decadência ou morte. A reprodução humana em laboratório e respetiva manipulação genética permite a classificação de uma sociedade dividida em castas. Indivíduos pdronizados que se convertem em bens de consumo. Corpos perfeitos, jovens, mediatizados e socialmente integrados, convivendo com proibições generalizadas, entre as quais, a leitura.
Anos mais tarde o sociólogo Jean Baudrillard aprofundará a discussão deste simulacro da sociedade pós-moderna. Um ambiente caracterizado pelo desaparecimento das ideologias, pelo excesso e a rapidez das informações, pela confusão entre o real e o imaginário e pela falta de limites.
Na utopia negativa descrita no livro, o Homem foi subjugado pelas suas invenções. A ciência, a tecnologia e a organização social deixaram de estar ao serviço do homem. É uma visão literária de uma das formas de totalitarismo, a tecnológica, que irá assombrar o século XX. A ausência de emoções e de subjetividade, com a consequente erradicação do amor, da família ou qualquer tipo de afeto, a defesa de uma sexualidade aberta e sem preconceitos, a apologia do belo e da eterna juventude, levou a que este livro fosse banido de inúmeras bibliotecas tantos nos EUA como na Irlanda.
Uma visão do futuro pelo olhar de João Lobo Antunes.
Apareça!
Próximas sessões:
Auditório Da Biblioteca Municipal de Oeiras
Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago
Com Frei Bento Domingues
Moderação: Nicolau Santos
Dia 21 de Maio, quarta-feira, às 21H30
Auditório Da Biblioteca Municipal de Oeiras
História Universal da Infâmia, de Jorge Luís Borges
Com Pedro Mexia
Moderação: Ricardo Costa
Dia 18 de Junho, quarta-feira, às 21H30
Auditório Da Biblioteca Municipal de Oeiras
Canto Geral, de Pablo Neruda
Convidado a definir
Moderação: Nicolau Santos
Mais informações
21 4406330 ou ana.jardim@cm-oeiras.pt
Apresentação do livro "Veneza pode esperar" por Rita Ferro

Rita Ferro apresenta no sábado 15 de Março, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, o seu mais recente livro “Veneza pode Esperar”, no qual a autora abre a porta da sua intimidade e oferece a narrativa de alguns meses da sua vida, sem artifícios literários naquele que é o primeiro volume de um diário.
"Veneza Pode Esperar" é o balanço autobiográfico de uma pós-feminista pragmática, mas aberta ao mistério, às voltas com o mal-estar contemporâneo, com humor, a auto- ironia e a amarga lucidez de quem sabe perder, onde o presente se confunde com a memória e a escritora com uma das suas personagens.
Rita Ferro nasceu em Lisboa. Iniciou a sua carreira literária em 1990. Hoje distingue-se por uma técnica de narração mordaz e cativante, de grande versatilidade. Escreveu mais de vinte livros em vinte anos. Além de presença regular na imprensa e na televisão, é cronista na rádio, júri literária e de festivais de cinema, e desenvolveu cursos, como «Incentivo à Criação» e «Começar a Escrever». Ao seu romance autobiográfico "A Menina É Filha de Quem?" (2011) foi atribuído o prémio PEN Clube Português de Narrativa.
Contamos convosco e boas leituras!
Encontro organizado em parceria com a Livraria Apolo 70.
segunda-feira, 10 de março de 2014
Formação: "Leitura digital - introdução aos ebooks" na Biblioteca Municipal de Algés
Publicado por: Bruno Duarte Eiras às 11:00
Categorias Centro Oeiras a Ler, Ebooks e leitura digital - Oeiras a Ler
quinta-feira, 6 de março de 2014
quarta-feira, 5 de março de 2014
Alexandre Honrado no H(á) Conversa com Escritores
Alexandre Honrado esteve, nos dias 27 e 28 de Fevereiro, à conversa com alunos de 9 turmas do 1º ciclo das escolas EB23 Vieira da Silva e EB1 Sylvia Phillips, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Alexandre é professor, jornalista, guionista, investigador e escritor com vasta obra publicada para crianças, jovens e adultos. Estreou-se na Literatura Infanto-Juvenil em 1980, com o livro Castelinhos no ar. Dos seus livros destacam-se, Uma chuvada na careca, História dentro duma garrafa, Viagem ao alto de um ramo e O rapaz que aprendeu a voar.
O escritor contou várias histórias e partilhou vários episódios da sua infância, entre os quais o do avô que lhe dizia para ir para dentro do armário ouvir a casa e o da coisa mais bonita que lhe aconteceu, quando dava aulas de português para adultos, uma senhora idosa veio ter com ele e deu-lhe um beijo de agradecimento por pela primeira vez ter lido para onde ia o autocarro que a levou à escola.
Atividade realizada em parceria com a livraria Apolo 70.
Atividade realizada em parceria com a livraria Apolo 70.
O próximo encontro será dia 13 de Março, às 10H00, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, novamente com o escritor Alexandre Honrado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)