sábado, 2 de junho de 2012

Literatura e Gastronomia - O Leopardo, de Tomasi di Lampedusa

"Ainda bem que no paraíso se conhece a verdade. Eu sei Excelência, eu sei, as pessoas como vós já me disseram que essas coisas por parte dos reis não significam nada, fazem parte do ofício. Será verdade, é mesmo certamente verdade. Mas o facto é que havia as cinco onças e com elas sempre se ajudava a passar o Inverno. E agora que podia pagar a minha dívida, não há nada a fazer, nada, “tu não percebes patavina”, o meu não transforma-se num sim. Era “súbdito fiel”, tornei-me um “bourbónico sujo”. Agora toda a gente é “saboiana”! Mas os “saboianos” mastigo-os eu ao café! – E empunhando, entre o polegar e o indicador, um biscoito fictício, mergulhava-o numa chávena imaginária."

Biscoitos de limão
2 Ovos  grandes
1 clara de ovo
180 g de açúcar 

180 g de manteiga 
Cerca de 400g de farinha de trigo com fermento* 
Raspa de 1 limão 
Leite q.b. 
* A quantidade de farinha depende do tamanho dos ovos 
Bata muito bem os ovos com o açúcar. Junte a manteiga amolecida e bata de novo. Adicione a farinha peneirada e amasse com as mãos até estar bem trabalhada. Aromatize com a raspa de limão. Tenda bolinhos com diverso s feitios. Pincele-os com clara misturada com umas gotas de leite e leve-os ao forno em tabuleiros untados e polvilhados com farinha até crescerem e alourarem.
Depois de arrefecidos conservar numa caixa hermética.

Sem comentários: