terça-feira, 29 de maio de 2012

Joel Neto no Café com Letras

30. Maio - 21h30
Biblioteca Municipal de Algés
Carlos Vaz Marques conversa com Joel Neto


Joel Neto nasceu em 1974 em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, Açores. Vive dividido entre o coração metropolitano da capital e o ambiente rural da freguesia açoriana de Terra Chã.
Jornalista de profissão, iniciou-se nesta atividade em 1991 como estagiário do Diário Insular, jornal de Angra do Heroísmo. Logo no ano seguinte alargou a sua colaboração a vários jornais e rádios. Escreveu em quase todos os grandes jornais portugueses e trabalhou na televisão e na rádio, como repórter, editor, autor de conteúdos e apresentador. As suas reportagens foram premiadas diversas vezes. Atualmente centra a sua atividade jornalística na crónica e comentário que repartem o seu tempo com a escrita de ficção.
O seu primeiro romance, ‘O Terceiro Servo’ foi publicado em 2000 e alvo de estudo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil. Em 2002 publica ‘O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas’, um livro de contos que foi adotado como leitura obrigatória pela Universidade dos Açores.
O desporto é um gosto vincado tanto no trabalho jornalístico como na escrita literária do autor que colaborou na ‘Crónica de Ouro do Futebol Português’ e escreveu a biografia ‘José Mourinho, O Vencedor’, tendo o golfe também lugar nas preferências de Joel Neto tendo publicado a ‘Bíblia do Golfe’.
Também na ficção o futebol serve de mote para o escritor no seu mais recente romance, ‘Os Sítios Sem Resposta’, lançado em Abril deste ano, Joel Neto, utilizando como pretexto a decisão do protagonista do livro decidir mudar de clube expõe um retrato do vazio, da solidão e do silêncio nas relações humanas e na busca da felicidade.
Dia 30 de Maio, às 21h30, vai estar à conversa, na Biblioteca Municipal de Algés, com Carlos Vaz Marques e com todos aqueles que com eles quiserem partilhar um serão à volta dos livros.

Entrada Livre

Obras de Joel Neto no catálogo das Biblioteca Municipais de Oeiras: Aqui

Sem comentários: