Conversas na Aldeia Global: Música e Poder, por António Pinho Vargas
Na sessão de Conversas na Aldeia Global a 24 de Maio, pelas 21h30, o compositor, músico e ensaísta António Pinho Vargas, vem falar-nos do seu estudo Música e Poder: para uma sociologia da ausência da música portuguesa no contexto europeu.
Nesta investigação aponta para fatores decisivos na produção de uma imagem de ausência da música portuguesa erudita e conclui que «a música portuguesa tem uma existência muito residual fora de Portugal e não é bem tratada dentro de Portugal».
Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Curso Superior de Piano do Conservatório de Roterdão na Holanda, António Pinho Vargas é Professor de composição na Escola Superior de Música de Lisboa desde 1991 e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Completou o doutoramento em Sociologia da Cultura na Universidade de Coimbra em 2010.Nesta investigação aponta para fatores decisivos na produção de uma imagem de ausência da música portuguesa erudita e conclui que «a música portuguesa tem uma existência muito residual fora de Portugal e não é bem tratada dentro de Portugal».
Esperamos por si no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras para mais uma Conversa moderada por Vasco Trigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário