sábado, 28 de janeiro de 2012

Jogo de Espelhos: sedução e biografia



Em Janeiro o Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras leu o livro da autoria de David Mourão-Ferreira "Jogo de Espelhos".
Nas palavras do autor este "Jogo", oferece a leitura de dois livros reunidos num só. Um espelho em frente ao outro que nos permite ver a realidade indirectamente mas com maior detalhe.

Através do primeiro espelho (livro), vários aforismos apresentam as regras e contra-regras da sedução. No segundo, podemos ler frases breves onde o autor fala de si próprio, de como se vê e do que vê/lê o mundo.

Ainda que possa ser lido de forma rápida este é um livro que para ser correctamente apreciado, não se deve ler de uma só vez. Ao lê-lo todo de seguida, há pensamentos que de início parecem iguais, repetidos, descrições que não se captam devidamente e reflexões que ficam por entender.
Será melhor vê-los como dois espelhos, por acaso reunidos num mesmo espaço: o primeiro voltado para o exterior; o segundo, em contrapartida, mais virado para o interior. Daí o "Jogo de Espelhos".

Veja aqui um documentário sobre David Mourão Ferreira:

O Grupo de Leitores dedica as sessões deste mês à memória da Maria José Gomes que connosco partilhou muitas horas de leitura, conversa e convívio.


Foto

Sem comentários: