Exposição “ Algés no Bilhete Postal Ilustrado”
De 11 de Junho a 11 Julho esteve patente uma exposição sobre a Vila de Algés. Tendo por base uma colecção particular de postais ilustrados que documentam episódios do século XX, o património natural e edificado, os costumes e as actividades económicas da vila de veraneio.
A par da exposição, realizou - se um debate alusivo com personalidades desta localidade.
“ O vocativo Algés aplicava-se indistintamente a tudo o que é hoje Alcântara, Calvário, Tapada, Santo Amaro, Junqueira, Rio Seco, Ajuda, Belém, Bom Sucesso, Pedrouços, Algés, Dafundo e Cruz Quebrada.
Devia haver, porém, um vilar chamado Algés – que ao mais certo, ficava sobranceiro à ribeira do mesmo nome, a meia encosta do monte. E foi desse vilar que proveio o nome do reguengo (Reguengo de Algés ou Algés de Ribamar).
Desta circunstância é lícito inferir que, em 1147, quando Lisboa foi reavida pelos cristãos, não existia, desde o pequeno casario aglomerado a oriente da vetusta ponte árabe que lhe dava o nome – Alcântara – até ao Jamor, outra terreola que não Algés.”
Mário de Sampayo Ribeiro, Da Velha Algés (1938)
3 comentários:
Só agora tomei conhecimento desta exposição. Onde foi? pois não ouvi ninguém falar sobre ela.
Obrigada
Clotilde
Boa tarde,
Esta exposição decorreu na Biblioteca Municipal de Algés. Tendo em conta a adesão do público, está previsto repetir a exposição no início de 2012.
Cumprimentos,
A exposição decorreu no Palácio Ribamar. Teve sobretudo o mérito de mobilizar umas duas dezenas de pessoas para duas conversas de fim de tarde. Conversas dinamizadas com a projeção de diversa iconografia relacionada com a vida de Algés nas últimas décadas. E, sobretudo, testemunhos de episódios de muito anos, contados de viva voz. Se desejar, posso proporcionar o visionamento dos postais. João Rafael
Enviar um comentário