sábado, 23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor


A 23 de Abril celebra-se o “Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor”. Por iniciativa da International Board on Books for Young People (IBBY) e da United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO), estas comemorações difundem mensagens de incentivo à leitura e promovem por todo o mundo múltiplas manifestações de elogio do livro.


Em Portugal, a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) propõe que as Bibliotecas Municipais e as livrarias assinalem estas datas em articulação com o Ano Europeu do Voluntariado. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) celebra a “Semana dos Livreiros” e oferece um conjunto de iniciativas culturais de promoção da leitura. Para assinalar esta data, a Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD) está a divulgar uma Mensagem aos Leitores da autoria do escritor Francisco José Viegas.


As Bibliotecas Municipais de Oeiras associam-se a estas iniciativas e prolongaram na última semana o prazo de empréstimo de livros para um mês. No Dia do Livro continuam a apelar aos seus leitores que através do facebook partilhem qual o livro que marcou a sua vida… Ao longo dos próximos dias esses livros são expostos e divulgados nas Bibliotecas Municipais.

Sem comentários: