segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

As nossas sugestões


Título: O Alpendre Dourado e outros contos
Autor: Tatiana Tolstoi

De quem se fala:

Tatiana Tolstoi nasceu em Leninegrado em 1951, no seio de uma família de uma família de grandes tradições literárias: sobrinha neta de Tolstoi, “o Grande”, Tatiana foi, como ele, favorecida com um invulgar talento para a escrita. Um dia, cansada do seu emprego monótono numa casa editora, Tatiana começou a escrever uma série de treze contos que seriam editados sob o título O Alpendre Dourado e que bastariam para a tornar uma das escritoras mais reputadas da sua geração. Publicado em 1987, o livro teve um sucesso estrondoso, tendo-se esgotado nas livrarias de Moscovo em menos de uma hora.
A sua escrita, que reflecte, uma profunda sensibilidade interior, tem sido comparada à de Tchekov e Nabokov.

Círculo de leitores, 221 p.

O que se diz:

“ As personagens de Tatiana são, ao mesmo tempo, pessoas comuns e invulgares. Ela revela uma argúcia com o pormenor que é, em minha opinião, o primeiro indício do talento de um escritor.”
Vitaly Vitaliev

Está dito:

"Nada acontecia. Vassily Mikhailovich não era visitado por nenhum serafim com seis asas, nem por qualquer outra criatura emplumada com ofertas de serviços sobrenaturais; não havia explosão nenhuma, dos céus não vinha voz alguma, ninguém o tentava, ninguém o levava para as alturas, ninguém o atirava ao chão. A tridimensionalidade da existência, cujo final estava cada vez mais perto, sufocava Vassily Mikhailovich.
Tentava sair da linha, fazer um buraco no céu, desaparecer através da porta desenhada."
O Círculo, in "Alpendre Dourado"
Título: História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar
Autor: Luís Sepúlveda

De quem se fala:

Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949. Reside actualmente em Gijón, na Espanha, após viver entre Hamburgo e Paris.
Membro activo da Unidade Popular chilena nos anos setenta, teve de abandonar o país após o golpe militar de Pinochet.
Viajou e trabalhou no Brasil. Uruguai, Paraguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO. Sepúlveda era, na altura, amigo de Chico Mendes, herói da defesa da Amazónia. Dedicou a Chico Mendes O Velho que Lia Romances de Amor, o seu maior sucesso.
Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, Sepúlveda concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas esperanças.
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=447#ixzz16luiVGg1

O que se diz:

Esta será, juntamente com O Velho que lia Romances de Amor, a obra de maior sucesso comercial de Luís Sepúlveda. Trata-se de um conto destinado ao público infanto-juvenil, mas que não deixa de seduzir, também, os adultos. Escrita durante o período em que o Autor e a família viviam em Hamburgo, a trama subjacente a este conto incide na vida de um gato que habita as imediações do porto da cidade e, também, na amizade entre o felino e uma gaivota que tem o azar de ser surpreendida por uma maré negra.

http://hasempreumlivro.blogspot.com/2008/08/histria-de-uma-gaivota-e-do-gato-que.html

Está dito:

“Estendeu lentamente uma pata da frente, pôs de fora uma garra tão comprida como um fósforo e aproximou-a da cara de um dos provocadores” (sic).
“ – Gostas? Olha que tenho mais nove! Queres experimentá-las no espinhaço? – miou com toda a calma.
“Com a garra diante dos olhos, o gato engoliu cuspo antes de responder.”
http://hasempreumlivro.blogspot.com/2008/08/histria-de-uma-gaivota-e-do-gato-que.html

Estamos a entrar na época mágica do Natal.
E as férias estão a chegar.
Para te aqueceres nos dias chuvosos de Inverno e viajares de maneira diferente.
Que tal uns livrinhos para te aconchegar e fazerem sonhar?

Título: Os óculos do Pai Natal
Autor: Alice Cardoso

O Pai Natal sentou-se na sua cadeira de baloiço, disposto a ler as cartas de todas as crianças do mundo.
Para as compreender precisava dos óculos tradutores.
Procurou-os no bolso e ficou preocupado quando se apercebeu de que os tinha
Perdido.
E agora? Como poderá o Pai Natal saber quais os presentes que cada criança gostaria de receber?
Para crianças dos 5 aos 8 anos

Título: Um milagre de Natal
Autor: António Torrado
Tudo aconteceu numa noite mágica dos fins de Dezembro…
Imaginem um cãozinho perdido. Imaginem a balbúrdia das ruas cheias de gente, na roda-viva das últimas compras. O que vai ser do cãozinho?
Quem lhe acode?
Para crianças dos 7 aos 10 anos

Título: As Renas do Pai Natal
Autor: Moe Price

Desde sempre o Pai Natal e as suas renas encheram o céu de Natal com o som mágico de campainhas de trenó a tilintar. Mas, há muitos, muitos anos, o Pai Natal fazia a viagem a pé. E, cada ano, com mais casas para visitar, receava não ser capaz de entregar os presentes todos. A tradicional distribuição dos presentes corria o perigo de desaparecer, até que, os gnomos do Pai Natal inventaram um plano especial, um trenó voador…
Mas quem o puxaria?
Para crianças dos 6 aos 10 anos

Sem comentários: