segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Conversas na Aldeia Global: Competitividade e Igualdade de Géneros, por Rosália Amorim e Margarida Pinto Correia



O 5º ciclo de Conversas na Aldeia Global Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades termina a 18 de Novembro (quinta-feira), pelas 21h30, com o debate sobre "Competitividade e Igualdade dos Géneros". Para uma reflexão acerca dos caminhos percorridos nos últimos anos em matéria de equivalência para a empregabilidade (igualdade salarial e de oportunidades), o empreendedorismo (incentivos à iniciativa das mulheres e eliminação de obstáculos) e a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, convidamos Rosália Amorim e Margarida Pinto Correia.
Rosália Amorim, autora do livro O Homem Certo Para Gerir Uma Empresa é Uma Mulher, é licenciada em Relações Internacionais, pela Universidade Lusíada. Começou a carreira como jornalista e pivot da Rádio Comercial, entre 1994 e 1997. Ingressou em 1997 na EXAME como jornalista da área de Empresas e Negócios, função que desempenhou até 2000. Em 2001 foi Editora-Chefe da revista de carreiras VOCÊ S.A. No ano seguinte regressou à EXAME como editora-coordenadora de Guias Especiais, e em 2003 foi nomeada para a função de Editora da mesma revista. Actualmente é Coordenadora da Revista Única (Expresso) e publica artigos de opinião no Expresso on-line com a rubrica "Executivos Sem Gravata".
Na faceta de mulher dos sete ofícios, contamos com Margarida Pinto Correia. Estudante de Relações Internacionais durante quatro anos, interrompeu o curso quando foi convidada a trabalhar no jornal semanário de espectáculos Sete. Com um vasto percurso no mundo da comunicação, destacam-se as primeiras experiências de rádio na recém-criada Correio da Manhã Rádio e, mais tarde, na Rádio Comercial. Na RTP apresentou diversos programas e, em 1989, transita para o sector de informação, onde foi apresentadora dos noticiários da manhã. Manteve, entretanto, a ligação à rádio e ainda teve a oportunidade de realizar um curso de jornalismo na Universidade de Columbia e na CNN (Estados Unidos da América). Além do teatro, houve também lugar às experiências no cinema. Em 1999, assumiu a direcção da revista mensal feminina Cosmopolitan e foi ainda apresentadora de programas televisivos na SIC. Actualmente é Administradora Executiva da Fundação do Gil .
A Igualdade dos Géneros tem merecido especial atenção nos últimos tempos, designadamente no que se refere a condições de trabalho, discriminação e violência. E quais as práticas e regras que podem contribuir para que as mulheres sejam bem sucedidas no tal mundo anteriormente reservado aos homens? Como é feita a corrida de obstáculos até chegar ao topo e, simultâneamente, se concilia carreira e vida familiar? Estas e outras questões vão suscitar o debate em mais uma sessão de Conversas na Aldeia Global moderada por Vasco Trigo.
Consulte as obras de Margarida Pinto Correia e Rosália Amorim no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Sem comentários: