terça-feira, 26 de outubro de 2010

A República é cidadania, com Carlos Fiolhais


No mês em que se celebra o primeiro centenário da República Portuguesa e como corolário do percurso traçado ao longo do ano a última sessão deste projecto, que teve lugar no passado dia 20 de Outubro, procuramos sublinhar esse espaço central do movimento republicano português que aponta para a criação dum território semeado pela participação, pela transformação, pela esperança, pelo sonho... Um espaço sempre dominado pela capacidade que o Homem tem de se reinventar a si mesmo, de reflectir, de explorar novos e velhos caminhos numa diáspora constante.
Por este motivo, e sob o mote que orientou esta última sessão, procuramos recuperar esse conceito tão universal como abrangente da cidadania, como construção colectiva, participação subentendendo que podemos através deste conceito pensar em aspectos relacionados com a República, como Res Publica, ou seja, responsabilidade pública, ética e cidadania, associando esse espaço público, esse espaço de discussão como um dos vectores da construção da participação activa, da verdadeira vivência democrática, factor crucial que gera leituras críticas e dinâmicas a partir do material do passado. Foi a criação deste momento que permitiu operar inúmeras transformações desde as artes, à ciência, à literatura, enfim, ao saber em geral.
Carlos Fiolhais explorou, justamente, a relação entre República e Ciência...

Pode consultar aqui os dois últimos Guiões de Leitura elaborados pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras no âmbito deste projecto.

Guião de Leitura - República é Cidadania
Guião de Leitura - A Aventura das Ideias: Razão, Saber e Poder

Sem comentários: