terça-feira, 5 de junho de 2007

Grupo de leitores perfumado

A sessão de hoje dos Grupos de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras começou com um jogo... Qual era a essência que hoje pairava na sala?!
Aproveitando o facto do grupo estar a ler O Perfume: história de um assassino de Patrick Suskind, resolvemos perfumar o ambiente com uma essência que poderia ter saído das mãos de Grenouille ou de Baldini.

Esta foi das sessões mais participadas do Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras e como contámos com mais um novo elemento a conversa decorreu entre apresentações e debates.
Ao grupo não passou despercebido a personalidade peculiar de Grenouille nem a sua ânsia pelo aroma perfeito. Abordou-se a questão (a)moral muito presente nos comportamentos da personagem principal, a realidade social da época (séc. XVIII) e o ambiente urbano das cidades, em especial de Paris.
As descrições e relatos cheio de imagens e odores apresentadas por Patrick Suskind não deixaram ninguém indiferente e prometem continuar a transformar esta discussão, como alguém disse, num verdadeiro "odorama".
O próximo encontro dos grupos de leitores decorre no próximo dia 12 de Junho e vai reunir o grupo de Carnaxide e o de Oeiras.

Para ajudar nas nossas conversas deixo aqui um pequeno documentário sobre o making of do filme (dobrado em espanhol) onde são levantadas algumas questões interessantes.



A resposta sobre qual a essência da sala será dada no encontro de dia 12 de Junho!

2 comentários:

Anónimo disse...

Nunca mais consigo participar no clube de leitores. Este parece ter sido muito bom. Quando será a próximo encontro?

Bruno Duarte Eiras disse...

Boa tarde Zé Pedro,
O próximo encontro dos Grupos de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras será amanhã, dia 12 de Junho às 18.30. Depois de uma pausa para as férias de Verão, as sessões são retomadas em Setembro.