terça-feira, 26 de junho de 2007

Bebendo flores e paraísos pelos ouvidos e com o corpo - Acontecimentos Musicais e Dançantes Maravilhosos

Festival de Música de África
Torre de Belém 22h

5ª feira, dia 28
Mayra Andrade, Músicos do Nilo
6ª feira, dia 29
Paulo Flores, Bassekou Kouyate & Ngoni Ba
Sábado, dia 30
Sally Nyolo, Baaba Maal
Entrada Livre

ENTRE 20 E 28 DE JULHO - O Festival da Descoberta


Trinta e dois concertos dos cinco continentes, em Porto Covo e Sines, fazem o coração do programa do maior evento nacional na área da "world music".Eleitos na última edição dos mais prestigiados prémios de “world music” do mundo - os BBC Radio 3 World Music Awards - como melhor grupo das Américas, melhor artista africano e revelação de 2006, Gogol Bordello (EUA/Ucrânia), Mahmoud Ahmed (Etiópia) e K’Naan (Somália) são três destaques do programa da nona edição do Festival Músicas do Mundo, uma organização da Câmara Municipal de Sines, que se realiza entre 20 e 28 de Julho, no concelho de Sines. Bellowhead, o mais importante grupo da folk britânica do séc. XXI, Rachid Taha, uma das maiores figuras da música com raízes no Magrebe, e Darko Rundek, o grande cantautor croata, são outros três espectáculos em evidência entre 32 que fazem o programa mais extenso de sempre do maior festival português deste género.Repartido por quatro palcos, um na aldeia de Porto Covo (junto ao Porto de Pesca) e três na cidade de Sines (Castelo, Avenida da Praia e Centro de Artes), o FMM 2007 será uma das maiores festas da diversidade da música alguma vez realizadas no nosso país. » Ver programa

Festival Andanças 2007










O Andanças é um festival com base na cultura participativa, com destaque para a dança e música popular de todo o mundo. Os participantes têm oportunidade de, durante uma semana, partilhar, descobrir e conviver. Aprende-se e experimenta-se a dançar, jogar, tocar, construir instrumentos e brinquedos tradicionais, passear pela serra e aventurar em novos espaços. É também, um encontro anual entre músicos e bailadores vindos de toda a Europa, para que possam partilhar o seu trabalho uns com os outros e com um público alargado.
Este ano já tem data marcada - será entre 30 Julho e 5 Agosto, na aldeia de Carvalhais, no Concelho de S. Pedro do Sul em Viseu; evento patrocinado pela Câmara do Concelho e a Associação Pé-de-Xumbo. Nesta semana, poderemos encontrar os mais de 800 artistas que ali se deslocam para dinamizar oficinas, animar os bailes, guiar percursos pedestres ou fazer animação para crianças, sempre bem acolhidos pela população da aldeia. “Graças ao Andanças, Carvalhais transformou-se. Apesar de continuar fiel às suas tradições é, hoje em dia, uma aldeia global, conhecida além fronteiras e on-line no ciberespaço. Além do mais, tem tido flexibilidade para incorporar o novo e o diferente, aprender, crescer e desenvolver-se. De facto, a freguesia está no caminho do desenvolvimento sustentável, que mais não é do que a articulação equilibrada entre quatro vectores: o cultural, o social, o económico e o ambiental”.
in Contra Danças não há Argumentos - Comunidade Tradicional e Aldeia Global, por Adriano Azevedo, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.

Sem comentários: