quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Conferência "Livros Proibidos" com José Vilhena e Abel Manta




Hoje, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, terá lugar a 7ª sessão do projeto Livros Proibidos. Os autores em análise serão José Vilhena e Abel Manta.
José Vilhena foi escritor, cartoonista e pintor. Um grande sátiro da condição portuguesa, em ditadura e liberdade. Desde a década de 1950 que se dedicou a satirizar, sem poupar ninguém, dos poderosos ao povo oprimido, a realidade política e social do país em que nasceu. Antes da Revolução de Abril viveu com a censura à perna de forma quase ininterrupta, ou não tivesse assinado quase seis dezenas de livros, todos censurados!
Abel Manta foi arquiteto, pintor, ilustrador e cartoonista. Foi um dos maiores cartoonistas portugueses da década de 1960 e 1970. Nos anos anteriores e posteriores ao 25 de Abril publicou regularmente, em jornais de grande tiragem, trabalhos emblemáticos da situação político-social portuguesa. Nesse período de transição (queda da ditadura e implantação do regime democrático). Dois autores, dois registos importantes de luta e resistência…
Com António, como é conhecido enquanto cartoonista e caricaturista político do Expresso. Um autor muito respeitado, com uma carreira recheada de prémios, muito conhecido sobretudo pelo seu mais célebre cartoon, de 1993, intitulado O Preservativo Papal… A moderação é de Maria Flor Pedroso.
Apareça!


Próxima sessão:
Dia 23 de Novembro, quarta, 21H30
A criação do mundo, de Miguel Torga
Com D. Januário Torgal
Moderação: Maria Flor Pedroso


BMO, Tel. 21.440.63.30 ou ana.jardim@cm-oeiras.pt


Consultar Guião da sessão.

Sem comentários: