quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Raquel Gaspar na EBI Sophia de Mello Breyner

Raquel Gaspar, da cooperativa de educação criativa marinha, Ocean Alive, esteve ontem à conversa com duas turmas do 6º ano, da EBI Sophia de Mello Breyner. A Ocean Alive, com sede em Setúbal, tem como missão transformar comportamentos para a proteção do oceano através da educação marinha e do envolvimento das comunidades costeiras locais. Raquel falou sobre o seu livro Histórias dos roazes do Sado, cuja personagem principal é um menino que viveu durante o império romano na península de Setúbal, explicou como se identificavam os roazes ou golfinhos e partilhou a história do salvamento de Asa, um dos golfinhos do estuário do Sado.
A foto-identificação, possível através dos cortes das barbatanas dos golfinhos, cortes feitos em brincadeiras ou lutas entre eles ou nas hélices dos barcos ou redes de pesca, permite que os biólogos marinhos estudem o seu comportamento.
Asa, o mais velho golfinho da comunidade do estuário, morreu no passado Verão.
Tinha 45 anos e a missão de cuidar dos golfinhos mais jovens. Foi notícia há 16 anos, quando ao perseguir os chocos, que entram aos milhares, durante a Primavera, no estuário, para pôr os seus ovos junto às ervas pouco fundas, foi surpreendido por uma maré mais baixa que o habitual e ficou preso na lama junto a uma das margens. Descoberto por um dos pescadores locais, que logo alertou o marujo Carlos Silva, conhecido por Lobo do Mar, que permaneceria horas com o golfinho até este ser resgatado por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, que o transportou para as águas abertas de Tróia. Raquel, no final da sua gravidez,  acompanhou todo o processo de salvamento e é com grande emoção que partilha as suas memórias e a aflição que sentiu durante os 28 seguintes ao salvamento até que finalmente, a barbatana de Asa fosse avistada, novamente, nas águas cristalinas de Setúbal. 

                                          foto de Joaquim Torres

Sem comentários: