terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Conversas na Aldeia Global'16 - O Entendimento Global

O 11º ciclo de Conversas na Aldeia Global, inspira-se no «Ano Internacional para o Entendimento Global» e conta com a participação de personalidades especializadas em diferentes domínios do conhecimento para estimular e ajudar na reflexão sobre a compreensão global enquanto construtora de pontes. O equilíbrio positivo e o desenvolvimento sustentável exige uma contínua melhoria do diálogo e do entendimento global.

O Mundo interligado no tecido da globalização depara-se com um crescente número de conflitos, deslocações ou incertezas - num misto de oportunidades ou de riscos existenciais. De que forma a atuação quotidiana de cada um tem repercussões na mudança climática global? E em que medida a melhoria da compreensão global pode apoiar na cooperação económica, social, cultural, humanitária e promover a sustentabilidade? Como alinhar a cooperação internacional e as ações nacionais? Quem ou que agentes transnacionais têm contribuído para alargar e intensificar as ligações além das fronteiras nacionais? Que sociedades – ricas e pobres – fazem as escolhas globalmente mais eficazes? Resposta a estas e outras questões colocadas pelos convidados e pelo público vão ser trabalhadas por um conjunto de participantes das áreas das ciências sociais, ciências naturais e humanidades.

21 JANEIRO . QUINTA . 21H30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras
Alterações Globais: os desafios e os riscos presentes e futuros, por Filipe Duarte Santos
No rescaldo da 21ª Cimeira do Clima em Paris, o Professor Filipe Duarte Santos inicia o novo ciclo de Conversas na Aldeia Global e debate o tema das alterações climáticas.
Filipe Duarte Santos é um dos mais reputados especialistas mundiais na investigação das Ciências do Ambiente e Alterações Climáticas. É Professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, desde 1979. Atualmente é diretor do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa. É review editor do 5º Relatório do IPCC e Vice-Presidente da Comissão das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior. Em 2014 foi nomeado pelo Secretário de Estado do Ambiente Coordenador do Grupo de Trabalho para o Litoral, que teve como objetivo fazer uma avaliação da Estratégia de “Gestão da Zona Costeira Nacional” e levar a cabo uma reflexão sobre a problemática das zonas costeiras vulneráveis à erosão em cenários de alterações climáticas. Coordena e participa em vários projetos nacionais e internacionais nas áreas da Física, Alterações Globais e Adaptação e Mitigação às Alterações Climáticas. Atualmente faz parte do Grupo de Investigação CCIAM (Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling), recentemente integrado no “Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes – cE3c”, Unidade de Investigação da FCUL.




















4 FEVEREIRO . QUINTA . 21H30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras
Refugiados: que desafios para Portugal e a Europa?, por Rui Marques
Rui Marques vem abordar as questões da migração internacional e da globalização. As migrações estão na ordem do dia, em particular associadas ao incremento de conflitos armados e à rápida desestruturação social nos países do Médio Oriente, originando um êxodo massivo de pessoas que arriscam a vida na esperança de reconstruir um futuro melhor. Assim, com o fluxo humano de refugiados para a Europa e contra todas as dificuldades, é necessário elaborar e por em prática políticas de integração. Estas populações são vulneráveis a todas as formas de domínio, como o preconceito, a segregação e a discriminação étnica, cultural ou religiosa.

Rui Marques dirige atualmente o Instituto Padre António Vieira. Ao longo da sua vida esteve envolvido quer em organizações da sociedade civil, em temáticas como a autodeterminação de Timor-Leste (Lusitânia-Expresso e Associação 12 de Novembro) ou a integração de pessoas sem-abrigo (CAIS), quer em funções públicas (Alto-comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e coordenador nacional do Programa Escolhas) ou ainda em atividades empresariais (como a Fórum Estudante ou a Fórum Multimédia). Recentemente tem animado a Plataforma de Apoio aos Refugiados. Fez estudos em Medicina, Ciências da Comunicação e Sociologia, sendo que hoje se foca na temática dos problemas sociais complexos e de modelos de governação integrada.

Contamos consigo para mais um ciclo de Conversas na Aldeia Global moderadas por Vasco Trigo!

 

Sem comentários: