terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Livros Proibidos, Ciclo de Conversas




Dia 19 de Fevereiro, quarta-feira, 21H30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras

As Vinhas da Ira

John Steinbeck
Com Francisco Louça
Moderador: Ricardo Costa
 Em Fevereiro inicia-se o projeto Livros Proibidos. Trata-se de um Ciclo de Conversas com nove sessões, numa primeira edição, a realizar de Fevereiro a Dezembro deste ano e que irá contar com a participação de três das figuras mais conhecidas do jornalisno e da televisão portuguesa no papel de moderadores. Falamos de Ricardo Costa, Nicolau Santos e Maria Flor Pedroso.
 O objetivo é refletir sobre um dos temas mais transversais da história do livro e da leitura: a censura. Um tema que espelha apenas um problema comum e milenar: a natureza do Homem e das suas paixões. Assim, todos os meses teremos uma obra em análise que constitua um exemplo paradigmático de proibição na história do pensamento pela mão de um conjunto de prestigiados convidados e com a mediação e mestria de um dos nossos moderadores.
 Começaremos com a Literatura no Século XX e uma das obras mais emblemáticas neste universo: As Vinhas da Ira, de John Steinbeck, editado em 1939, um épico sobre o sofrimento humano, situado temporalmente na Grande Depressão de 1929. Trata-se de uma das obras mais lidas e discutidas de um dos mais célebre escritores norte-americanos. A celeuma que este livro provocou nos Estados Unidos foi imensa e deu origem, inclusive, a investigações do FBI. Foi banido de dezenas de Bibliotecas (que apesar de serem os guardiões da memória, foram também, bastas vezes, protagonistas do processo de destruição de livros) e queimado na praça pública por populações indignadas. Contudo, todos estes factos não impediram que lhe concedessen o mais importante prémio literário que existe nesse país: o Prémio Pulitzer em 1940. Ganhou, ainda, elogios públicos da primeira-dama Eleanor Roosevelt e ficou imortalizado no cimena pela mão do inimitável John Ford. Steinbeck foi também galardoado com o Prémio Nobel em 1962.
 Refira-se, ainda, o National Steinbeck Center www.steibeck.com , um Centro que oferece aos seus visitantes experiências pedagógicas e estéticas distintas que incluem áreas como literatura, história, agricultura e arte, bem como eventos e serviço educativo. Em 2014 o NSC celebra o seu 75º aniversário da publicação da obra As Vinhas da Ira, com atividades diversas entre as quais destacamos:
 - Steinbeck Festival em Salinas e Monterey, de 2 a 4 de Maio, com conversas, visitas temáticas, artes performativas e visuais. este Festuval mobiliza muitos públicos, entre os quais os estudiosos da obra de Steinbeck, de todas as partes do mundo. Uma celebração do legado deste escritor;
 - O Projeto Grapes of Wrath 75. Uma iniciativa que pretende recriar o percurso efetuado pela família Joad na original estrada 66. Uma das características da zona sul dos Estados Unidos são as estradas planas e áridas, quase infinitas, abertas aos grandes espaços. a narrativa literária de Steinbeck situa grande parte da ação numa destas estradas icónicas. O projeto inclui um CD, um DVD com recolha de comentários e entrevistas e outro tipo de performances. Contará, também, com um Sítio WEB interativo para leitores para explorarem a sua visão e interpretação do romance. Disponível em
 http://www.grapesofwrath75.com/GOW75/GOW75Project.html    
Boas e insuperáveis razões para incluir esta obra intemporal na lista dos Livros Proibidos. Com o olhar inconfundível do jornalista Ricardo Costa e a voz de Francisco Louça.

 Apareça!
 
 Informações:
Bibliotecas Municipais de Oeiras
Tel. 21 440 63 30, ana.jardim@cm-oeiras.pt

Sem comentários: