quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Manutenção da Certificação da Qualidade nas Bibliotecas Municipais de Oeiras

Decorreu nos dias 28 e 29 de outubro de 2013 a Auditoria Externa ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implementado no Município de Oeiras e da qual resultou a Manutenção da Certificação, não tendo sido registadas Não Conformidades.
 
A Auditoria, realizada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, teve como âmbito da Certificação os processos da Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação, da Divisão de Desporto, do Departamento de Ambiente e Equipamento e do Departamento de Habitação.
 
De acordo com os Processos identificados no SGQ, foram auditadas as atividades desenvolvidas, os objetivos, indicadores e metas, os requisitos aplicáveis, a monitorização, dados e resultados obtidos, bem como a parte documental.
 
Como pontos fortes do Sistema de Gestão da Qualidade, foram identificados pela Equipa Auditora os seguintes aspetos:
- O grau de cumprimento do suporte documental apresentado;
- Boas práticas implementadas;
- Os Responsáveis e os Colaboradores contactados revelaram elevado conhecimento técnico, empenho e envolvimento na implementação do SGQ;
- Elevada taxa de satisfação de Clientes/Munícipes;
- Aplicações informáticas de controlo de gestão;
- Implementação do Modelo Integrado de Gestão que integra as GOP’s, SIADAP, SGQ e BSC;
- Metodologia de avaliação da eficácia da formação, cuja implementação foi consolidada em 2012.
 
Neste sentido, a Equipa Auditora recomendou a Manutenção da Certificação Qualidade, tendo em consideração o referencial aplicável (norma NP EN ISO 9001:2008).
 
Assim, terminada mais uma etapa do Ciclo de Certificação obtém-se o reconhecimento de que o desempenho do SGQ do Município de Oeiras continua a assegurar a melhoria contínua e o cumprimento continuado dos requisitos da norma de referência.
 
Obrigado pela vossa preferência!

Sem comentários: