terça-feira, 19 de novembro de 2013

Conversas na Aldeia Global: Diário dos Tempos de Crise, por Daniel Sampaio

A marcar o encerramento do atual ciclo de Conversas na Aldeia Global dedicado ao mote «Portugal Vale a Pena», Daniel Sampaio vai estar no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras na quinta-feira 28 de novembro, pelas 21h30.
Virá conversar sobre o seu Diário dos Tempos de Crise, uma obra que reúne a coletânea de artigos publicados na revista de domingo do jornal Público. Nela realiza um retrato pessoal sobre uma vasta variedade de temas relacionados com a escola, os problemas das famílias, os problemas dos jovens mas também importantes questões políticas e sociais que atingem distintos aspetos da vida que, direta ou indiretamente, a todos diz respeito.
Daniel Sampaio considera que a crise é mais profunda porque afeta a intimidade das pessoas e os seus relacionamentos nos diversos contextos. Através do relato de histórias de vida do seu quotidiano de médico incita-nos a viver com uma atitude de resiliência para ultrapassar a crise.
Psiquiatra conceituado e terapeuta familiar, Daniel Sampaio nasceu em 1946, em Lisboa. É professor associado com agregação desde 1997 na Faculdade de Medicina de Lisboa e assistente hospitalar graduado do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria em Lisboa, onde coordena o Núcleo de Estudos do Suicídio. Foi um dos introdutores da Terapia Familiar em Portugal, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, que fundou em 1979. Daniel Sampaio é ainda autor de títulos como “Inventem-se novos pais”, “Crime na casa abandonada”, “Labirinto de mágoas”, “Vagabundos de Nós”, entre muitos outros.
Ao longo do ano, convidamos diferentes personalidades do panorama cultural nacional para connosco refletir sobre a nossa história, criatividade, cultura, ciência, cidadania, religião, sistemas políticos e modelos de desenvolvimento e conhecimento (caso do maestro António Victorino D’Almeida, o juiz conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio, a jornalista Diana Andringa, o padre Carreira das Neves, a jornalista Laurinda Alves, o professor Luís Antero Reto e o professor e comentador político José Pacheco Pereira).
Contamos consigo para a conversa com o psiquiatra, escritor e professor catedrático Daniel Sampaio.  
 

Sem comentários: