quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lançamento do livro "10 Luzes num Século Ilustrado", dia 18 de Julho, quinta-feira, às 21H30



 





Dia 18 de Julho, quinta-feira, 21H30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras
Lançamento do livro 10 Luzes num Século Ilustrado
Apresentação da obra: Paula Moura Pinheiro

A publicação 10 Luzes num Século Ilustrado consubstancia um projeto da Câmara Municipal de Oeiras realizado no decurso de 2009, sobre o Iluminismo. É constituído pelos seguintes textos dos conferencistas e moderadora: Paula Moura Pinheiro (com um testemunho inicial), Viriato Soromenho Marques, José Barata-Moura, António Borges Coelho, Olga Pombo, Irene Flunser Pimentel, André Belo, Rui Tavares, Nuno M. Cardoso. A edição ficou a cargo da LEYA/Caminho.

A publicação é, ainda, constítuida por 9 Guiões de Leitura e um Epílogo sobre a Marquesa de Alorna, de autoria de Ana Isabel Santos e Ana Paula Jardim, responsáveis igualmente pela organização deste volume.

O propósito fundamental deste projeto não foi o de empreender uma reflexão de caráter académico sobre cada autor mas o de procurar realizar com o público leitor uma discussão que pudesse contribuir para o aprofundamento do estudo e da compreensão deste século prodigioso na história da humanidade e, sobretudo, estabelecer a ponte e pensar o século XXI à luz do século XVIII.

A designação 10 Luzes num século Ilustrado pretende, pois, dar conta de uma constelação de temas e autores vasta e diversificada: da filosofia à arte, da política à história e do direito à ciência. Nesta imensa constelação iluminista figuram autores marcantes que contribuíram para uma nova leitura do mundo. Por essa razão lhes chamamos Luzes e referimo-nos a Kant, Rousseau, Voltaire, Diderot e D’ Alembert, Condorcet, Locke, Newton, Pombal e Lessing.

Apareça e traga os amigos também...

Informações 21 440 63 30 ou ana.jardim@cm-oeiras.pt; 21 097 74 80 ou ana.santos@cm-oeiras.pt

Sem comentários: