Grupos de Leitores no Itinerário Literário "Lisboa de Fernando Pessoa"
O Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras esteve a ler durante os meses de Abril, Maio e Junho o "Livro do Desassossego" de Fernando Pessoa.
Depois de muitas sessões dedicadas à discussão, debate e análise deste livro que na sua primeiro edição é apresentado como "um livro mas a sua subversão e negação, o livro em potência, o livro em plena ruína, o livro-sonho, o livro-desespero, o anti-livro, além de qualquer literatura. O que temos nestas páginas é o génio de Pessoa no seu auge." estavámos preparados para revisitar alguns dos locais da cidade de Lisboa.

Num itinerário literário que nos levou pela casa onde nasceu Fernando Pessoa e pelo café A Brasileira, com passagens pelo Largo Rafael Bordalo Pinheiro, onde se situava o Casino Lisbonense e pelo Largo do Carmo, onde o poeta morou. Incluimos também neste nosso percurso o local do antigo restaurante Irmãos Unidos, para onde foi executado por Almada Negreiros o famoso quadro do poeta. Terminamos a nossa visita no Café-Restaurante Martinho da Arcada, local de eleição de Fernando Pessoa.
"Os críticos podem dizer que determinado poema, longamente ritmado, não quer, afinal, dizer senão que o dia está bom. Mas dizer que o dia está bom é difícil, e o dia bom, ele mesmo, passa. Temos pois que conservar o dia bom em memória florida e prolixa, e assim constelar de novas flores ou de novos astros os campos ou os céus da exterioridade vazia e passageira." [Livro do Desassossego]
Sem comentários:
Enviar um comentário