terça-feira, 30 de julho de 2013

Grupos de Leitores no Itinerário Literário "Lisboa de Fernando Pessoa"

O Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras esteve a ler durante os meses de Abril, Maio e Junho o "Livro do Desassossego" de Fernando Pessoa.
Depois de muitas sessões dedicadas à discussão, debate e análise deste livro que na sua primeiro edição é apresentado como "um livro mas a sua subversão e negação, o livro em potência, o livro em plena ruína, o livro-sonho, o livro-desespero, o anti-livro, além de qualquer literatura. O que temos nestas páginas é o génio de Pessoa no seu auge." estavámos preparados para revisitar alguns dos locais da cidade de Lisboa.
 


Como forma de complementar as nossas sessões, foi organizada uma visita guiada aos principais locais da cidade de Lisboa que se relacionam com Fernando Pessoa, ficando assim a conhecer melhor o Homem inserido na cidade e a cidade que acompanhou o Homem.
Num itinerário literário que nos levou pela casa onde nasceu Fernando Pessoa e pelo café A Brasileira, com passagens pelo Largo Rafael Bordalo Pinheiro, onde se situava o Casino Lisbonense e pelo Largo do Carmo, onde o poeta morou. Incluimos também neste nosso percurso o local do antigo restaurante Irmãos Unidos, para onde foi executado por Almada Negreiros o famoso quadro do poeta. Terminamos a nossa visita no Café-Restaurante Martinho da Arcada, local de eleição de Fernando Pessoa.
 
 
"Os críticos podem dizer que determinado poema, longamente ritmado, não quer, afinal, dizer senão que o dia está bom. Mas dizer que o dia está bom é difícil, e o dia bom, ele mesmo, passa. Temos pois que conservar o dia bom em memória florida e prolixa, e assim constelar de novas flores ou de novos astros os campos ou os céus da exterioridade vazia e passageira." [Livro do Desassossego]
 
 

Sem comentários: