Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras escolhem autor português para o Festival du Premier Roman de Chambéry
De 23 a 26 de Maio de 2013 vai decorrer na vila de Chambéry, em França, a 26ª edição do Festival du Premier Roman. Este Festival que reúne autores que tenham escrito o seu primeiro romance no último ano vai contar nesta edição com a presença de 15 novos autores francófonos e 7 novos autores de primeiros romances italianos, espanhóis alemães, romenos, ingleses e portugueses.
A representar Portugal no Festival deste ano, estará o escritor João Ricardo Pedro (autor do livro "O teu rosto será o último"), que foi o seleccionado pelos Grupos de Leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras.
O Festival du Premier Roman de Chambéry é a única manifestação literária em França que trabalha em prol da descoberta e promoção de primeiros romances francófonos e europeus através da leitura. Grupos de Leitores seleccionam, após um ano de leituras e de debates, os autores de primeiros romances que mais gostaram e que serão convidados para o Festival.
Uma escolha diversificada de primeiros romances, seleccionados a partir de publicações francófonas e europeias publicadas durante um ano, é difundida à rede de leitores, que vêm de um vasto território em França e no estrangeiro. Muitos leitores lêem, na língua original, primeiros romances em Italiano, espanhol, alemão, romeno, inglês e em português, antes mesmo de estes serem publicados em França. Ao longo do ano, todos os leitores têm múltiplas ocasiões para trocar opiniões, debater de viva voz ou partilhar as suas opiniões de leitura nos fóruns de discussão.
Há já 15 anos que o Festival cultiva uma dimensão internacional. Desde 1994, passou a fronteira dos Alpes franceses para criar laços com a Itália. Graças a trocas frutuosas e enriquecedoras, criou-se uma ligação entre as duas culturas e literaturas. Ao longo dos anos, foram-se estabelecendo outras parcerias, nomeadamente com a Bélgica, Espanha, Alemanha, Roménia, Reino Unido e, desde 2012, com Portugal. Outras actividades direccionadas para a francofonia (Suiça, Quebeque, Burquina-Faso, Magrebe) também foram criadas.
Progressivamente, uma rede internacional constitui-se em torno do Festival de forma a desenvolver oportunidades de trocas e de encontros cruzados entre leitores, autores, obras e profissionais da edição à volta da criação literária contemporânea.
Progressivamente, uma rede internacional constitui-se em torno do Festival de forma a desenvolver oportunidades de trocas e de encontros cruzados entre leitores, autores, obras e profissionais da edição à volta da criação literária contemporânea.
As Bibliotecas Municipais de Oeiras, através dos seus Grupos de Leitores, são parceiros do Festival du Premier Roman de Chambéry, sendo responsáveis pela selecção dos primeiros romances de autores portugueses. Em 2012 seleccionaram o escritor Nuno Camarneiro (autor do livro "No meu peito não cabem pássaros") para representar o nosso país.
Sem comentários:
Enviar um comentário