sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Luísa Moniz no H(á) Conversa com Escritores

Ontem, o H(á) Conversa com Escritores saiu fora de portas e levou a escritora Luísa Moniz à EBI  Sophia de Mello Breyner na Outurela.
Professora há 30 anos numa escola em Chelas, Luísa, está neste momento deslocada para o SOS-Criança. E foi sobre o livro que escreveu Menino como eu que aborda a temática das crianças maltratadas que a escritora falou com três turmas da referida escola.
O título do livro surge de uma conversa que teve com uma menina de 8 anos quando ainda dava aulas. A criança estava à sua espera no portão na escola e perguntou-lhe: - Professora sabe como é uma menina como eu? E Luísa respondeu - Como tu, como? E a menina disse - Maltratada!
Esta história teve um final feliz. A menina foi encaminhada para o Instituto de Apoio à Criança (IAC) consegui acabar os estudos e encontrar um emprego, casou e mais tarde a sua filha foi aluna de Luísa.
O IAC nasceu em Março de 1983 e tem como objetivos promover e defender os Direitos da Criança, junto de diferentes entidades e instituições e da comunidade em geral. O Projeto Trabalho de Rua com crianças em situação e marginalidade já retirou 600 crianças das ruas, crianças essas que voltaram ou para junto da sua família ou das instituições de onde tinha fugido.
Em 1988, o IAC criou o SOS-Criança um serviço anónimo e confidencial, de apoio às Crianças e Jovens até aos 18 anos. É um serviço de prevenção que pretende atuar antes que a situação de risco se concretize.
Foram muitas as questões colocadas pelos jovens, muitos dos quais não sabiam da existência desta linha de apoio.
Um dos jogos que Luísa fez com eles foi pedir-lhes que amachucassem uma folha de papel e depois tentassem que ela ficasse como antes de ter sido amachucada.Uma metáfora de como uma criança maltratada não volta a ser a mesma.
O próximo H(á) Conversa com Escritores será com a escritora Teresa Lopes Vieira, no dia 16 de Janeiro, às 10h30, na EB23/S Aquilino Ribeiro em Talaíde.

Até lá!








1 comentário:

Luisa Lobão Moniz disse...

Para mim foi muito gratificante a ida à Escola Sophia de Mello Breyner. Sensibilizou-me a maneira como os alunos aderiram à reflexão sobre os comportamentos agressivos e violentos, tema que não é de fácil abordagem. Fizeram muitas perguntas, mas também disseram muito do que sabiam.
Obrigada pelo convite e estou disponível para qualquer outra acção.
Já agora divulguem o Livro "Menino como eu" pois como sabem a receita da venda vai para o SOS Criança. Já tive a alegria de dar o donativo de 1700 euros ao SOS Criança.As crianças agradecem . Luisa Lo0bão Moniz