terça-feira, 20 de novembro de 2012

25 de Novembro de 1975 na Prova de Livros

Manuel Amaro Bernardo esteve, no passado sábado, na Biblioteca Municipal de Carnaxide. O seu mais recente livro, 25 de Novembro de 1975: os comandos e o combate pela liberdade, foi escrito em co-autoria com Francisco Proença Garcia e Rui Domingues da Fonseca.
Na Prova de Livros, Manuel Bernardo abordou o tema «O Regimento de Comandos de Jaime Neves e a atuação operacional para reposição da hierarquia militar», a par de Geraldo Estevens que apresentou «A Força Aérea e os Páraquedistas de Tancos no 25 de Novembro - Antecedentes e atuação operacional». Ambos os autores foram apresentados por Ribeiro da Fonseca.
O livro relata os acontecimentos que ficaram conhecidos na historiografia portuguesa pelo Processo Revolucionário em Curso (PREC). Dividido em cinco capítulos, no primeiro apresenta as visões de alguma comunicação social portuguesa e estrangeira relativamente à época. No segundo analisa e descreve a Revolução e o 25 de Novembro. No terceiro capítulo apresenta os depoimentos de diversos intervenientes de destaque. A quarta e quinta partes incluiem textos de Manuel Amaro Bernando publicados ao longo da última década na imprensa.
Segundo o General Ramalho Eanes "(...) este livro é uma contribuição importante para o estudo sério e aprofundado do 25 de Novembro".
Retomaremos a Prova de Livros, dia 15 de Dezembro, pelas 16h, com Teresa Lage que apresentará o livro Amor por Amar.

Sem comentários: