terça-feira, 25 de setembro de 2012

Hélia Correia no Café com Letras

foto: Graça Sarsfield
26 de Setembro de 2012
21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras

Hélia Correia nasceu em Lisboa em 1949. Licenciou-se em Filologia Românica tendo-se também pós-graduado em Teatro Clássico.

Tendo abraçado profissionalmente a docência, foi professora de português do ensino secundário, cedo manifestou o seu interesse pela escrita.

Em 1981 edita a sua obra de estreia, ‘O Separar das Águas’, um livro de poesia, mas é como ficcionista que atinge maior notoriedade. A sua escrita em prosa estende-se pelo conto, novela, romance, passando também pelo ensaio e dramaturgia embora a musicalidade da linguagem, a sua melódica forma, característica do discurso poético esteja presente em toda a sua obra.

A novela ‘Montedemo’, editada em 1983, foi encenada pelo grupo O Bando, assim como também A Comuna levou à cena em 1993 a peça ‘Perdição, Exercício sobre Antígonaescrita pela autora em 1991. A sua forte ligação ao teatro levou-a inclusive a subir aos palcos para representar em ‘Édipo Rei’.

É notório também o gosto de Hélia Correia pela recriação, na sua escrita, de ambientes e cenários críticos e determinantes na formação do Homem de hoje e de sempre, subvertendo muitas vezes os limites entre o real e o extraordinário na sua exposição da condição humana, abrindo as portas que há no tempo, como refere a própria autora.

Recebeu o prémio PEN 2001, atribuído a obras de ficção, pela sua obra ‘Lillias Fraser’ editada nesse mesmo ano.

Já durante este ano regressou à poesia com 'A Terceira Miséria' onde a autora manifesta a sua admiração pela Grécia Antiga, com recurso à memória e aos clássicos, desde há muito presente na sua obra.

Dia 26 de Setembro, às 21h30, vai estar à conversa, na Biblioteca Municipal de Oeiras, com Carlos Vaz Marques e com todos aqueles que com eles quiserem partilhar um serão à volta dos livros.

(fotografia: Graça Sarsfield)

Sem comentários: