segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ALICE A, ALICE B - Exposição de Ilustração na Biblioteca Muncipal de Carnaxide

Nesta exposição de João Concha reúnem-se trabalhos de desenho, colagem e ilustração, de diversos tempos e suportes, que decorrem da pesquisa plástica em redor da protagonista de “Alice’s Adventures in Wonderland” e “Through the Looking-Glass” (contos de Lewis Carroll).
Em ALICE A observam-se esboços, desenhos e algumas imagens finais que aludem ao processo de ilustração para crianças, particularmente para o livro “Alice na Casa das Maravilhas”, de Ana Salomé (Quidnovi Editora, 2011). Estes trabalhos de desenho e ilustração reflectem várias fases do processo livre de reinvenção plástica do conto e personagem Alice, desde o desenho linear até à imagem digital composta. O público infantil é aqui privilegiado, recriando-se um universo já antes explorado noutros vários espelhos e visões autorais.
Em ALICE B encontram-se algumas obras de colagem, nas quais não se pretende ilustrar a narrativa original ou qualquer outra: desilustra-se o modo e o espaço dos contos de Carroll.
Situam-se estes trabalhos entre a pintura e a colagem, puro exercício plástico e não
narrativo. Propõe-se a descontextualização e o confronto entre o personagem-grafismo de Tenniel (séc.XIX) e a matéria, incluindo objectos de uso quotidiano, numa metáfora sobre um tempo presente que apela à interrogação do espectador sobre cada imagem.
No Espaço Infantil da Biblioteca Municipal de Carnaxide, até dia 30 de Dezembro, no seu horário de funcionamento.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Jacinto Lucas Pires no Café com Letras

26 Outubro
21h30
Biblioteca Municipal de Algés

Jacinto Lucas Pires nasceu no Porto em 1974. Licenciou-se em Direito. Em 1996 publicou o seu primeiro livro, “Para Averiguar do seu Grau de Pureza”, onde constam treze breves contos. A partir daí tem vindo a expor a sua capacidade de escrita e imaginação criativa em diversos géneros literários, do teatro em "Universos e Frigoríficos" de 1997 ou "Arranha-Céus" de 1999; ao romance em “Do Sol” de 2004 ou “Perfeitos Milagres” de 2007; passando pelas viagens em “Livro Usado” de 2001. Muitas das suas obras encontram-se publicados no estrangeiro e traduzidas para diversas línguas.
O seu mais recente romance, publicado já este ano pela Cotovia e intitulado “O Verdadeiro Ator”, conta a história de Américo Abril, um actor, e da confusão que os diversos papéis que desempenha, tanto na vida como na sua profissão, lhe causam tendo como cenário um Portugal em tudo semelhante ao actual.
A sua intervenção artística não se quedou apenas pela literatura, tendo frequentado a New York Film Academy, realizou as curtas-metragens, das quais também foi argumentista, “Cinemaamor” de 1999 e com a qual foi premiado no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira e “B.D.” de 2004. Escreveu ainda o argumento de “É Só um Minuto”, curta-metragem realizada por Pedro Caldas em 1998.
 Na música fundou juntamente com o artista plástico Tomás Cunha Ferreira a banda “Os Quais” onde escreve letras e as canta tendo ficado registadas para a posterioridade no álbum “Meio Disco” lançado em 1999.
Dia 26 de Outubro vai estar à conversa, na Biblioteca Municipal de Algés, com Carlos Vaz Marques e com todos aqueles que com eles quiserem partilhar um serão à volta das letras.

Fotografia: © Instituto Camões, 2007

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TOP das Bibliotecas Municipais de Oeiras

Fique a conhecer quais os livros de ficção mais procurados na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras em JULHO, AGOSTO E SETEMBRO de 2011.

Este TOP tem uma actualização trimestral.

1 Isabel Stilwell - D. Amélia Rainha exilada que deixou o coração em Portugal

Sinopse: Uma rainha não foge, não vira costas ao seu destino, ao seu país. D. Amélia de Orleães e Bragança era uma mulher marcada pela tragédia quando embarcou, em Outubro de 1910, na Ericeira rumo ao exílio. Essa palavra maldita que tinha marcado a sua família e a sua infância. O povo acolheu-a com vivas, anos antes, quando chegou a Lisboa. Admirou a sua beleza, comentou como era alta e ficou encantado com o casamento de amor a que assistiu na Igreja de São Domingos. Mas cedo começou a sentir o peso da tragédia. O povo que a aclamou agora criticava os seus gestos, mesmo quando eram em prol dos mais desfavorecidos. O marido, aos poucos, afastava-se do seu coração, descobriu-lhe traições e fraquezas e nem o amor dos seus dois filhos conseguiu mitigar a dor.

2
Elizabeth Gilbert - Comer, Orar, Amar

Sinopse: Quando fez 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo o que uma mulher americana formada e ambiciosa podia querer: um marido, uma casa, uma carreira de sucesso. Mas em vez de estar feliz e realizada, sentia-se confusa e assustada. Depois de um divórcio infernal e de uma história de amor fulminante acabada em desgraça, Gilbert tomou uma decisão: abdicar de tudo, despedir-se do emprego e passar um ano a viajar sozinha. "Comer na Itália, Orar na Índia e Amar na Indonésia" é uma micro-autobiografia desse ano.

ver este título no catálogo da biblioteca


3 Nora Roberts - Um Sonho de Esperança

Sinopse: Laura sempre teve todo o conforto e segurança material que a família Templeton lhe podia proporcionar. Porém, vê desmoronar-se o sonho da sua vida: o seu casamento é destruído pela infidelidade do marido e pelo mero interesse deste no seu património. Perante a sua nova situação familiar, Laura sente-se constrangida devido ao estigma da «mulher enganada, com duas filhas para criar». Além disso, não quer depender da fortuna da família para retomar o seu caminho. É a amizade de Margo e Kate, as suas irmãs do coração, que irá ajudá-la a revelar a mulher independente que existe dentro de si.


4 Charline Harris - Sangue Fresco

Sinopse: Uma grande mudança social está a afectar toda a humanidade. Os vampiros acabaram de ser reconhecidos como cidadãos. Após a criação em laboratório, de um sangue sintético comercializável e inofensivo, eles deixaram de ter que se alimentar de sangue humano. Mas o novo direito de cidadania traz muitas outras mudanças...
Sookie Stackhouse é uma empregada de mesa numa pequena vila de Louisiana. É sossegada, tímida, e não sai muito. Não porque não seja bonita - porque é - mas acontece que Sookie tem um certo "problema": consegue ler os pensamentos dos outros. Isso não a torna numa pessoa muito sociável. Então surge Bill: alto, moreno, bonito, a quem Sookie não consegue ler os pensamentos.


5
Stieg Larsson- A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo

Sinopse: Neste segundo volume da trilogia Millennium, Lisbeth Salander é assumidamente a personagem central da história ao tornar-se a principal suspeita de dois homicídios. A saga desenvolve-se em dois planos que se complementam e só a solução do primeiro mistério trará luz ao segundo: Há que encontrar os responsáveis pelo tráfico de mulheres para exploração sexual para se descobrir por que razão Lisbeth Salander é perseguida não só pela polícia, mas por um gigante loiro de quem pouco se sabe.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras mantêm a Certificação da Qualidade

Realizou-se nos dias 13 e 14 de Outubro, a auditoria externa de 2º acompanhamento à Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras com vista à renovação da Certificação da Qualidade obtida em Outubro de 2009.

A auditoria foi realizada pela APCER, em conformidade com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e tendo como referência as seguintes Normas: NP EN ISO 9001:2008 e NP EN ISO 19011:2003.
Face a este propósito, decorreu nos dias 13 e 14 de Outubro de 2011, a Auditoria de 2.º Acompanhamento e Extensão do SGQ do Município de Oeiras, realizada pela APCER.

A Equipa Auditora considerou que o SGQ do Município de Oeiras evidencia graus adequados de conformidade, de implementação e de eficácia relativamente à NP EN ISO 9001:2008, pelo que recomendou o reconhecimento da Manutenção da Certificação na Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação e na Divisão de Desporto e a extensão da Certificação ao Departamento de Ambiente e Equipamento e ao Departamento de Habitação.

Este reconhecimento representa uma grande motivação para toda a equipa, que desta forma obteve a recompensa pelo seu trabalho e dedicação com o objectivo da melhoria contínua dos serviços disponibilizados aos leitores da Rede de Bibliotecas.
Img: APCER

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Parabéns Tomas Tranströmer!

O poeta sueco, natural de Estocolmo, Tomas Tranströmer é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 2011. O autor, de 80 anos, ganhou devido às suas «imagens translúcidas», que nos deram um «novo acesso à realidade», como se pode ler no comunicado emitido pela Academia. Tomas Tranströmer não tem obra traduzida em português.

http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/PremioNobeldaLiteratura2011.aspx

Infoliteracia em Outubro


Em Outubro, as Bibliotecas Municipais de Oeiras apresentam a seguinte oferta de formação "Infoliteracia", dedicada à aprendizagem das literacias de informação e digitais:

Iniciação à Internet e Pesquis@ de Informação: Para quem pretende dar os primeiros passos na Web, dotando os formandos de competências de navegação, pesquisa e utilização de funcionalidades e recursos de informação na Web. 20 de Outubro, 15h00 às 18h00 - Espaço Multimédia: Biblioteca Municipal de Carnaxide

Pesquis@ de Emprego: Formação destinada a todos os que pretendem utilizar as potencialidades da Internet na procura de emprego, explorando páginas de ofertas de emprego ou estágios, conselhos úteis de CV ou desempenho nas entrevistas. A sessão é realizada em articulação o Gabinete de Inserção Profissional de Carnaxide, acolhendo também o grupo de formandos da acção dedicada às Técnicas de Procura de Emprego. 26 de Outubro - 15h00 às 18h00 - Espaço Multimédia: Biblioteca Municipal de Carnaxide

Contactos e informações:


Espaços Multimédia: e-mail - multimedia.bmo@cm-oeiras.pt Telf. 21.440.66.96 (BMO); e-mail: multimedia.bmc@cm-oeiras.pt Telf.21.097.74.32 (BMC); e-mail: multimedia.bma@cm-oeiras.pt Telf. 21.097.7483 (BMA)


Inscrições gratuitas!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ESGOTADO: "Poema ante pé"

O espectáculo "Poema ante pé", a decorrer na Biblioteca Municipal de Oeiras no próximo dia 29 de Outubro, encontra-se esgotado.

Agradecemos o interesse das famílias em participar, mas já não estamos a aceitar inscrições.

O mesmo espectáculo terá uma nova sessão na Biblioteca Municipal de Algés no próximo mês de Novembro, no dia 26, e as inscrições para o mesmo abrem no dia 2 de Novembro.

Apontem nas vossas agendas e façam logo a inscrição!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Oficina do Vento Ilustrado


A partir de uma pequena visita ao livro ilustrado «No Reino das Sardas» será proporcionado um momento lúdico de escuta interior para depois ser registada a sensação saboreada onde se pretende o gesto ser livre. Identificar vários tipos de Ventos e falar como os sentimos por dentro e fora. Superar a dificuldade de desenhar aquilo que sentimos e não vemos.
(texto e imagem: Marina Palácio)


Esta é uma oficina de expressão artística, orientada por Marina Palácio.
Público alvo: crianças dos 6 aos 11 anos


Não perca!
Sábado, dia 15 de Outubro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Carnaxide!

(requer inscrição prévia = 21-097.74.33 ou infantil.bmc@cm-oeiras.pt)

Serão de contos

Lembramos que é já amanhã sexta-feira, dia 7 de Outubro, às 21.30 na Biblioteca Municipal de Oeiras que poderá assistir a mais um Serão de Contos “ CINCO VOZES ENTRE NÓS”com os contadores do projecto Histórias de Ida e Volta: Ana Lage, António Gouveia, Mª da Pureza Oom, Matia Losego e Sofia Maúl.

Apareça e traga um amigo Também…

Um A- Braço com contos

Oeiras Internet Challenge 2011


Mais informações consulte aqui.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Um Tempo Novo para os Professores

António Nóvoa, o próximo convidado da sessão de Conversas na Aldeia Global, considera que se vive Um Tempo Novo para os Professores. Para uma reflexão em redor da situação actual dos professores portugueses, tal como tratado na sua obra «Profissão Professor», apresenta uma apreciação crítica do estatuto e dos percursos dos professores na sua acção pedagógica e profissional, no sentido de reforçar a necessidade de «dar uma nova centralidade à profissão docente».

António Nóvoa é reitor da Universidade de Lisboa desde Maio de 2009. É também professor catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Publicou mais de uma centena de trabalhos científicos na área da educação, em particular sobre temáticas da profissão docente, da história da educação e da educação comparada. Contamos consigo na quinta-feira, 13 de Outubro, pelas 21h30, para mais uma Conversa moderada por Vasco Trigo.