segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ALICE A, ALICE B - Exposição de Ilustração na Biblioteca Muncipal de Carnaxide

Nesta exposição de João Concha reúnem-se trabalhos de desenho, colagem e ilustração, de diversos tempos e suportes, que decorrem da pesquisa plástica em redor da protagonista de “Alice’s Adventures in Wonderland” e “Through the Looking-Glass” (contos de Lewis Carroll).
Em ALICE A observam-se esboços, desenhos e algumas imagens finais que aludem ao processo de ilustração para crianças, particularmente para o livro “Alice na Casa das Maravilhas”, de Ana Salomé (Quidnovi Editora, 2011). Estes trabalhos de desenho e ilustração reflectem várias fases do processo livre de reinvenção plástica do conto e personagem Alice, desde o desenho linear até à imagem digital composta. O público infantil é aqui privilegiado, recriando-se um universo já antes explorado noutros vários espelhos e visões autorais.
Em ALICE B encontram-se algumas obras de colagem, nas quais não se pretende ilustrar a narrativa original ou qualquer outra: desilustra-se o modo e o espaço dos contos de Carroll.
Situam-se estes trabalhos entre a pintura e a colagem, puro exercício plástico e não
narrativo. Propõe-se a descontextualização e o confronto entre o personagem-grafismo de Tenniel (séc.XIX) e a matéria, incluindo objectos de uso quotidiano, numa metáfora sobre um tempo presente que apela à interrogação do espectador sobre cada imagem.
No Espaço Infantil da Biblioteca Municipal de Carnaxide, até dia 30 de Dezembro, no seu horário de funcionamento.

Sem comentários: