quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Sinfonia em Branco" no fecho do ano do Grupo de Leitores em Oeiras

A Sinfonia em Branco de Adriana Lisboa marcou o final do nosso círculo de leituras este ano.

A história de Maria Inês e Clarice é o fio condutor deste livro. O enredo desenvolve-se em breves relatos vividos ou imaginados, de descrições que se relacionam com a vida e a memória, de diálogos e silêncios. A infância na fazenda, os amores, a presença do pai, os casamentos, as viagens, as dolorosas tentativas de compreender a vida, tudo isto se cruza numa história carregada de intenso lirismo e poesia.

O grupo não ficou especialmente cativado pelo enredo, mas reconheceu o mérito na descrição, na utilização de recursos estilísticos (ainda que por vezes as metáforas sejam exageradas) e na capacidade de expressão pela escrita do universo feminino.

Foram identificadas 2 partes neste livro; uma primeira parte mais organizada, mais conseguida, mais coesa e uniforme e uma segunda parte quem a história quase que se atropela e em que a cadência dos acontecimentos ocorre de forma um pouco apressada.

O grupo não exclui a hipótese de ler outro livro de Adriana Lisboa, mas referiu que este livro/autor recebeu o Prémio José Saramago em 2003.

Em 2012 os Grupos de Leitores regressam às Bibliotecas Municipais de Oeiras para ler outros livros, conhecer outros autores e descobrir mais personagens. Brevemente divulgaremos a lista das nossas leituras para o novo ano.


Img: J. Whistler - Symphony in White (1862)

Sem comentários: