segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O 'Eduquês' em Discurso Directo

Nuno Crato, o actual Ministro da Educação e Ciência, é o convidado da sessão de Conversas na Aldeia Global de quinta-feira (17 de Novembro), às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. Com a sua obra O ‘Eduquês’ em Discurso Directo realiza uma análise rigorosa e crítica aos lugares comuns em educação, explicando a frágil ideologia que está por detrás da linguagem palavrosa a que se tem chamado “eduquês”. Depois de ler este livro, ninguém pode continuar a aceitar acriticamente expressões tão comuns como «aprender a aprender», «ensino centrado no aluno» ou «aprendizagem em contexto».

Nuno Crato, professor catedrático de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, tomou posse em 21 de Junho deste ano como Ministro da Educação e Ciência do XIX Governo Constitucional. Foi pró-reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa, presidente da comissão executiva do Taguspark, presidente e coordenador científico do Centro FCT Cemapre e presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Nuno Crato empreende com aquele livro a primeira crítica sistemática da pedagogia romântica e construtivista que em Portugal ficou conhecida como “eduquês”, a qual dá o mote para mais uma sessão de Conversas na Aldeia Global moderada por Vasco Trigo.
Contamos com a sua presença!

Sem comentários: