sábado, 29 de janeiro de 2011

Reproduções de M.C. Escher no Taguspark mostram "beleza da matemática"


Tira de Moebius, curva loxodrómica ou geometria hiperbólica são alguns dos conceitos matemáticos que podem ser descodificados numa exposição com reproduções do artista holandês M. C. Escher que pretende mostrar a "beleza da matemática".

Maurits Cornelis Escher (1898 - 1972) "explorou uma série de temas matemáticos de forma muito engraçada e com uma diversidade que desperta curiosidade para esses conceitos. Descobrir a matemática por trás das gravuras dele é uma coisa fascinante", lembrou à agência Lusa o presidente do Taguspark, Nuno Crato.

Na exposição "A Matemática de Escher", inaugurada no passado dia 18, é possível ver como Escher trabalhou conceitos como a curva loxodrómica, que, segundo Nuno Crato: "É a curva que um barco, num globo hipoteticamente completo de água, descreveria se caminhasse sempre seguindo a mesma direcção cardial. Está muito bem retratada numa gravura", reproduzida na exposição.

Além das gravuras do pintor, a exposição apresenta "uma explicação dos conteúdos matemáticos desenhados", elaborada pela Sociedade Portuguesa de Matemática. Miguel Abreu, o Presidente daquela associação, salientou os "exemplos dos vários tipos de simetria que existem num plano e muito presentes nas obras de Escher", conceitos estudados por alunos do ensino básico e do secundário.

Nesse sentido, a exposição tem atraído centenas de alunos de escolas do segundo e terceiro ciclo de Oeiras que estão a estudar as suas obras nas aulas de artes.

A exposição está patente no átrio do Núcleo Central do Taguspark até inícios de Fevereiro. No entanto, os originais de Escher podem ser vistos, até 13 de Fevereiro em Évora, no Fórum Eugénio Almeida.

Fonte: LUSA

Sem comentários: