terça-feira, 22 de junho de 2010

João Tordo no Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras

No passado dia 9 de Junho o escritor João Tordo aceitou o convite do Grupo de Leitores da Biblioteca Municipal de Oeiras para falar sobre o livro que tinhamos lido durante o mês de Maio: "As 3 vidas".

Durante 90 minutos o Grupo colocou diversas questões sobre a história, as personagens e a escrita de João Tordo.

O Grupo foi unânime em reconhecer que o autor, apesar de ainda jovem, escreve com muito maturidade, conhecimento e experiência, o que só vem reforçar o papel que a investigação e as experiências pessoais representam nos seus livros.

João Tordo falou da inspiração para estas "3 vidas" (os funâmbulos, Philippe Petit e a livraria homónima de Nova Iorque), e em que medida este livro foi diferentes dos outros, não só por com ele ter ganho o Prémio Saramago 2009, mas também porque representou um crescimento enquanto escritor.
Durante esta sessão esteve também presente Luís Inocentes, um leitor, mas também artista plástico que inspirado por este livro de João Tordo fez uma escultura inspirada nas referências aos funâmbulos.
Mais uma vez presença do autor ajudou o Grupo an compreender melhor as personagens, teve a oportunidade de falar com o escritor e de com ele descobrir mais detalhes sobre este livro - "As 3 Vidas" -, como por exemplo afinal o que acontece a Camila no final do livro? Alguém Sabe?!
Fica a pergunta e talvez o convite à leitura...

Sem comentários: