sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

V Encontro Oeiras a Ler

V Encontro Oeiras a Ler
Estes mares que agora navegamos: a expansão do conhecimento e as novas formas de aprendizagem
20 e 21 de Maio
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras

Nos últimos quatro anos, a Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras, através dos Encontros Oeiras a Ler, tem procurado constituir um espaço de debate e reflexão, abrangendo diferentes perspectivas e práticas no que respeita ao papel da biblioteca pública na sociedade actual.

O IV Encontro Oeiras a Ler realizado em Maio do ano passado veio confirmar o lugar pioneiro da Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras no panorama nacional das Bibliotecas Públicas e, certamente, terá contribuído para a sua projecção internacional, nomeadamente ao nível europeu.

Nos dias 20 e 21 de Maio de 2010, vamos realizar o V Encontro Oeiras a Ler, que será dedicado ao tema novas modalidades de aprendizagem e ao contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento de novas formas de leitura e das literacias emergentes.

Na sociedade actual denotam-se cada vez mais evidências da evolução nas formas e nos suportes de leitura e na transformação dos processos de aquisição de conhecimento, ao mesmo tempo que se tem assistido ao aparecimento de novos desafios, que exigem o desenvolvimento das novas literacias.

Uma vez mais, e porque é esse o carácter assumido destes Encontros, pretendemos reflectir sobre o papel das bibliotecas públicas para tornar possível e profícuo o cumprimento da sua missão, este ano com uma especial atenção aos fenómenos de expansão do conhecimento e as novas modalidades de aprendizagens.

Consideramos determinante conhecer a forma como as bibliotecas públicas em Portugal e noutros países têm respondido a este desafio, para, a partir do intercâmbio de experiências, atentarmos na nossa realidade e prefigurar a forma como alguns modelos de intervenção podem ser aplicados ao contexto nacional.

O programa do V Encontro Oeiras a Ler está praticamente fechado.

Fique atento ao nosso blog!

2 comentários:

Furtado disse...

Solicito informações sobre inscrição para o encontro

Bruno Duarte Eiras disse...

Bom dia,
As informações sobre a inscrição no V Encontro Oeiras a Ler podem ser consultadas num post publicado hoje ou na ficha de inscrição disponível junto ao destaque do Encontro (barra lateral do blog). Já está também disponível o programa final do Encontro.
Poderá acompanhar as novidades sobe o V Encontro Oeiras a Ler através do blog, na categoria "Encontro Oeiras a Ler".
Cumprimentos,