sábado, 4 de julho de 2009

Origem da Vida e Argumentos Antrópicos com Orfeu Bertolami e Clóvis de Matos

A pretexto das comemorações dos 40 anos da chegada do Homem à Lua (20 de Julho de 1969), acontecimento que é um dos maiores feitos da humanidade e o facto mais importante do último século, a Biblioteca convida-o para uma odisseia no espaço…
Passados cerca de 40 anos do primeiro passo de Niel Armstrong na Lua, os mais cépticos continuam a questionar a veracidade deste acontecimento.
Em redor das descobertas científicas que resultaram das primeiras observações dos corpos celestes por Galileu e outras questões, Orfeu Bertolami, colaborador da Agência Espacial Europeia e da NASA, propõe-se abordar o esforço histórico da humanidade para entender o cosmos, dos mitos da criação à revolução científica, desta às descobertas da radiação cósmica de fundo e da aceleração da expansão do Universo. Em articulação, Clóvis de Matos, cientista da Agência Espacial Europeia, apresenta o programa de ciência da ESA, as suas estratégias actuais, a visão do futuro e os fantásticos sucessos mais recentes na corrida espacial e na conquista da Lua.
Orfeu Bertolami é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo e mestre pelo Instituto de Física Teórica da mesma cidade, é titular do Grau Avançado em Matemática da Universidade de Cambridge e doutorado em Física Teórica pela Universidade de Oxford. Clóvis de Matos é licenciado na Universidade de Coimbra em 1995, em física teórica, ramo científico (tese de seminário na área da teoria da corda bosónica livre). Em 1996 fez o Mestrado - Master of Space Studies (MSS) - na International Space University (ISU), em Estrasburgo.
Contamos consigo para mais uma conversa moderada por Vasco Trigo!

Sem comentários: